O projeto Conexão Jovem vai realizar uma ação de cidadania no Centro de Referência para as Juventudes de Cachoeiro de Itapemirim, no próximo sábado (29), a partir das 14h00. A iniciativa, com apoio do Funcultura do Governo do Estado, tem como objetivo celebrar o Mês da Juventude.
As ações estão estruturadas em três eixos: assistencial, cultural e educacional. No eixo assistencial, serão realizados cortes de cabelo e confecção de currículos. Na parte cultural e artística estão previstas oficinas de poesias e grafite, enquanto no eixo educacional haverá realização de palestras sobre Juventude e Empreendedorismo. Tudo gratuito.
Casa Roxa
A Casa Roxa de Marataízes também colabora com o projeto. Seu fundador, Guilherme Nascimento, ativista cultural e escritor, acredita no crescimento progressivo do projeto. Ele deu a seguinte declaração ao PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS:
“O Conexão Jovem traz uma primeira edição para reconhecer e englobar-se ao território, isso que irá garantir edições cada vez maiores. O destaque não fica na grandiosidade do alcance, mas na extrema qualidade, que perpassa desde a pré-produção, aos equipamentos e materiais utilizados, a publicidade impulsionada, os espaços organizados, e principalmente nossa equipe”, disse.
Funcultura
O projeto Conexão Jovem foi proposto à Secretaria Estadual de Cultura (Secult), no edital do Funcultura para Territórios Criativos, pelo coletivo cachoeirense de direitos humanos “Juventude de Axé”, coordenado pelo jovem militante das religiões de matrizes africanas Daniel Corrêa e pelo babalorixá Geovane Roberto.
Geovane Roberto afirma que “A juventude é muito esquecida, marginalizada e excluída ainda dos espaços da sociedade. O CRJ já vem fazendo um trabalho maravilhoso, esse dia de ações do Conexão Jovem vem fortalecer, esperamos realizar várias outras edições.”
Saiba mais sobre o evento:
Oficina de Poesia
Ivny Matos – tem uma trajetória linda no litoral sul capixaba, fortalecendo com seu talento a arte popular com a Dona Música, o Poesia no Ar, o Art&Cultura e suas outras produções.
Oficina de Grafite
Lucas Menoon – um artista da cultura urbana referência por suas intervenções e telas cheias de cores e significados, que transmitem mensagens de paz e humanizam os espaços das cidades. Além de ensinar as técnicas básicas para os jovens, um dos espaços físicos do CRJ – Cachoeiro, receberá intervenção artística da oficina ministrada.
Corte de Cabelo
Wenes Ramos – é um jovem da periferia de Marataízes, que descobriu na barbearia uma alternativa para alcançar melhores oportunidades. Buscou conhecimento, cursou diversos cursos teóricos e práticos de corte de cabelo através de bolsas de estudo, e hoje já conseguiu iniciar a construção de seu próprio local de trabalho.
Confecção de currículos
Giulliano Bittencourt – é educador social, descobriu através do assistencialismo sua realização pessoal e profissional, participando ativamente na distribuição de alimentação para população em situação de rua, limpeza de ecossistemas, intervenções culturais, entre outras práticas de ativismo sociocultural e ambiental, atuando na região sul capixaba há mais de vinte anos. No projeto, coordenando a confecção de currículos, contribuirá significativamente para o impacto positivo que o Conexão Jovem busca.
Parceria Cultural
Rian Moreira – é um artista que contribui diretamente para o fortalecimento da cultura urbana. Sua equipe irá cobrir as ações realizadas no projeto, através da LORF Audiovisual. A LORF tem foco em produção de videoclipes, criação de conteúdos de designer virtual e cobertura de eventos culturais.
Shows de encerramento
O encerramento do projeto contará com um evento musical também transmitido ao vivo pelas plataformas digitais do Canal Cabaré Show. Na ocasião, o performance Victor Ébano receberá diversos cantores da região para se apresentarem na noite de sábado. Os músicos interessados em se apresentar também podem se inscrever pelo link disponibilizado abaixo.
As inscrições para participação nas ações do projeto estão abertas através do link https://forms.gle/rZaeWHR6WuGCpG2KA, disponibilizado também nas páginas do @juventudedeaxe e da @casaroxacultural, ou presencialmente no CRJ de Cachoeiro.