A comunidade de Vargem Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, é um dos locais onde acontece anualmente a festa Raiar da Liberdade, que relembra a data de 13 de maio de 1888. A localidade, que fica no distrito de São Vicente, recebe diversos visitantes e grupos vindos de diversos pontos da região.
Os anfitriões são os componentes do grupo de caxambu Alegria de Viver, hoje liderados pelos mestres Ormy Caetano e Pedro Paulo Caetano. Além deles, também foram mestres do grupo os seus irmãos Hyldo, Canuta e Luzia, que já são falecidos.
Este ano, a festa ocorrerá no dia 6 de maio, a partir das 17h20, na própria comunidade de Vargem Alegre, e segue com missa, apresentações e feijoada. Dona Ormy destaca que “o Raiar da Liberdade sempre foi um encontro festivo, para festejar a liberdade conquistada pelo povo negro e o quanto nós resistimos, e continuamos resistindo”.
“Queremos dar continuidade às comemorações que começaram lá atrás, com nossos avós, que foram escravos libertos, e que herdamos dos nossos pais. Alguns dos nossos irmãos caxambuzeiros já partiram, mas nós estamos aqui, firmes, levando à frente o Raiar da Liberdade, também em homenagem a eles”, conta o mestre Paulinho, que tem a função de tocar os tambores, cantar e fazer jongos durante as apresentações.
Projetos de salvaguarda
Na ocasião do Raiar da Liberdade em Vargem Alegre, será realizada também mais uma edição dos projetos Difusão da Identidade Caxambuzeira e Roda do Mês – financiados, respectivamente, pela Secretaria Estadual de Cultura, através do Funcultura, e pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por intermédio da Lei Rubem Braga.
Esses projetos vêm acontecendo nos últimos meses e baseiam-se na realização de rodas de conversa e rodas de caxambu, que promovem a interação entre diferentes grupos de caxambu. Além de fortalecer os grupos e estreitar os laços entre os seus componentes, os ensinamentos do caxambu são transmitidos às crianças e aos adolescentes na prática, contribuindo para a salvaguarda dos saberes seculares.
Programação do Raiar da Liberdade
17h20 – Recepção dos convidados
17h30 – Missa de Ação de Graças
18h40 – Abertura oficial
19h – Grande fogueira com apresentação de diversos grupos
20h50 – Encerramento com apresentação do grupo de caxambu Alegria de Viver e feijoada
Como chegar a Vargem Alegre – Seguir pela rodovia Cachoeiro X Castelo. Na Usina São Miguel, entrar na estrada em direção ao distrito de São Vicente. Antes de chegar a São Vicente, virar à esquerda e seguir por um pequeno trecho de estrada não pavimentada até Vargem Alegre. Localização no Google Maps: https://goo.gl/maps/p7KGXvw1i6zatdiGA.