A vida não está fácil para os ex-prefeitos do município de Itapemirim. Na tarde desta quarta-feira (3), o vereador Zé Lima (PDT), que governou a cidade interinamente em 2022, perdeu os direitos políticos em função de uma condenação no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
Zé Lima foi condenado por abuso do poder econômico por haver contratado, segundo os autos, 604 servidores no período eleitoral, entre comissionados e aqueles com cargos gratificados. O relator da ação foi o desembargador Marco Antônio Barbosa de Souza, que pediu a condenação, revertendo a decisão do juízo de primeira instância, que julgou improcedente a denúncia.
Como o TRE-ES é um órgão colegiado, a condenação faz com que Zé Lima perca por oito anos os direitos políticos, apesar de permanecer exercendo a função de vereador no município de Itapemirim.
Ele é o terceiro ex-prefeito sofrer este tipo de sanção pela Justiça Eleitoral. Em 2016, o também ex-prefeito Luciano de Paiva Alves foi condenado por crime eleitoral. Seu sucessor, Thiago Peçanha Lopes, perdeu o mandato por distribuir, em período eleitoral, novilhas e contratar servidores para cargos comissionados e estagiários na prefeitura, atos também considerados pelo TRE-ES como abuso de poder econômico.