Os preparativos para a Festa de Corpus Christi realizada há 60 anos na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Castelo (ES), avançam para reta final. Após a confecção dos moldes com os desenhos, a coloração de parte da areia teve início nesta semana.
Com o tema ‘Pão em todas as mesas’, o evento vai reunir quase três mil voluntários, que já realizam os últimos ajustes para a grande festa cristã do sul do Espírito Santo. “Trabalhamos desde o tingimento das pedras e até na confecção de delicadas flores em MDF”, contou Luciano Travaglia, membro do Instituto Cultural Irmã Vicenza, responsável direto pela realização do evento.
O trabalho é feito com muita atenção e dedicação, são meses de preparação. “Há muito a ser feito, por isso, nestas últimas semanas intensificamos os trabalhos”, disse.
Entre os materiais usados pelos voluntários estão: 60 toneladas de pedra moída, 20 toneladas de raspa de pneu, 600 sacos de cepilho (palha de madeira), 300 sacos de palha de café e areia em tonalidades diferentes.
🔹 Tapetes:
Serão confeccionados 17 quadros e 16 passadeiras que enfeitarão 1,2 quilômetros das ruas do Centro da cidade. Serão 5 mil metros quadrados de tapetes com temas relacionados à vida eclesial, social, religiosa e cultural.
Nesta fase da produção, os voluntários são divididos em 33 equipes com aproximadamente 50 pessoas. Diariamente essas equipes se mobilizam, após às 18h00, para os preparativos. Lucas Guedes é um dos responsáveis pela preparação do material. “Precisamos lançar mão de grande quantidades de tintas. É necessária muita paciência e foco para que consigamos fazer um belo trabalho”, disse.
🔹 Corpus Christi em Castelo:
Segundo o Prior e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Frei Antonio Rabanal Bueno, o evento começou como uma manifestação simples a partir de uma Irmã da Caridade de São Vicente de Paulo. “Em 1963, Irmã Vicenza confeccionou o primeiro tapete usando folhas verdes e flores, em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa de Misericórdia”, contou.
Em 1964, com o apoio de Frei José Osés, à época, Vigário Paroquial, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. No ano seguinte, algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. Com o passar do tempo e a adesão da população, a festa ganhou notoriedade e grande destaque no cenário religioso nacional.
🔹Programação:
▪️ Dia 7 de Junho (quarta-feira)
15h00: Início dos trabalhos de confecção dos tapetes.
▪️ Dia 8 de Junho (quinta-feira)
07h00: Celebração Eucarística (Pastoral Familiar)
09h00: Celebração Eucarística (Catequese e Infância e Adolescência Missionária – IAM)
10h30: Celebração Eucarística (Jovens e Crismados)
12h00: Celebração Eucarística (Paróquia Santo André Apóstolo – Distrito de Aracuí, em Castelo)
16h00: Celebração Eucarística Campal seguida de Procissão com o Santíssimo Sacramento.
Fonte Diocese de Cachoeiro