Um encontro com educadores de Cachoeiro de Itapemirim vai marcar o início das atividades do Programa Cuidar Mais em 2023. Professores, pedagogos, gestores da rede pública e privada de ensino e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEME) participam, nas próximas segunda-feira (22) e quarta-feira (24), de uma reunião na BRK para serem apresentados à metodologia, ao cronograma e todos os detalhes necessários para o desenvolvimento do programa nas instituições de ensino.
Na segunda-feira (22), a concessionária recebe o corpo docente das escolas de educação infantil, e na quarta-feira (24), os educadores do ensino fundamental. São, ao todo, 21 escolas confirmadas, sendo 13 unidades de educação infantil e oito de ensino fundamental, com o envolvimento exclusivo de turmas do 8° ano.
A analista de responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, Micheline Bernabé, afirma que cerca de 1.000 alunos serão beneficiados com as ações do programa neste ano. “A maioria das instituições faz a sua estreia no Cuidar Mais. Esse encontro com os educadores é fundamental para que eles entendam todo o processo e tenham consciência da importância do papel de cada um para que as atividades alcancem o resultado esperado”, ressalta Micheline.
Após essa ação, os professores da educação infantil iniciam as atividades pedagógicas em sala de aula, abordando questões relacionadas ao saneamento, meio ambiente e sustentabilidade. A etapa seguinte, prevista para acontecer entre agosto e setembro, é a Corrida do Saneamento, um jogo de tabuleiro em que as peças são os próprios estudantes. A programação termina com uma Mostra Cultural.
Já os estudantes do ensino fundamental são incentivados a formarem grupos com o objetivo de definirem um tema de trabalho, resultando em uma pesquisa de campo e, em seguida, na produção de um vídeo voltado para as boas práticas ambientais. Os vídeos selecionados passam por um Laboratório de Edição de Imagens, com a participação dos alunos responsáveis, para serem transformados em um material de cinema e exibidos no fim do ano no “Cine BRK Sustentável”.
“Com o Programa Cuidar Mais promovemos a sensibilização dos alunos, dos profissionais da educação e das famílias. É uma oportunidade para despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento ao local em que vivem e a necessidade de transformarem a relação que possuem com o meio ambiente e os recursos naturais”, destaca Micheline Bernabé.
Veja a relação das escolas participantes:
Ensino Fundamental
EMEB Jenny Guárdia
EMEB Luiz Marques Pinto
EMEB Luiz Semprini
EMEB Monteiro Lobato
EMEB Prof. Deusdedit Baptista
EMEB Profª Gércia Ferreira Guimarães
EEEFM Prof Petronilha Vidigal
Colégio Jesus Cristo Rei
Educação Infantil
EMEB Alberto Sartório
EMEB Eliseu Lofego
EMEB Irmã Margarida
EMEB José Antonio Colombini Egranphonte – Super Creche
EMEB Laurindo Sasso
EMEB Maria das Dores Pinheiro Amaral
EMEB Maria das Graças Felippe
EMEB Monte Alegre
EMEB Sandra Monteiro Vargas Piassi
Colégio Jesus Cristo Rei
Escola Bem-Te-Vi
Escola Adventista
Instituto de Pesquisas Educacionais – IPE