A equipe multidisciplinar do Porto Vitória, a partir da escuta dos atletas alojados no clube, decidiu organizar momentos de lazer para que eles possam sair um pouco da rotina.
A primeira ação será uma ida ao cinema no domingo (4), no shopping Montserrat, para assistir Velozes e Furiosos 10. Nesta primeira atividade, participarão todos os atletas das categorias sub-17 e sub-20, totalizando 60 jovens.
De acordo com João Vitor Pazini, psicólogo do clube, essa é uma forma de dar atenção ao jovem que antecede o jogador de futebol.
“Se tornar jogador de futebol profissional exige muitos sacrifícios, mas um deles não precisa ser a vida social. Portanto, estamos criando formas de construir processos de formação que consideram o sujeito como um todo, enquanto pessoa e jogador”, explica.
Segundo o profissional, ao contar sobre a ida ao cinema, os atletas ficaram eufóricos com a notícia e participaram ativamente quando requisitados.
“Acredito que seja um diferencial do Porto Vitória no estado. Isso se deve, em grande parte, por ser o único clube com equipe de recursos humanos capacitada para cuidar deste tipo de demanda e desenvolver intervenções”, afirma o psicólogo.
CLUBE FORMADOR
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) certificou o Porto Vitória como clube formador. Agora, o time capixaba é um dos 39 clubes formadores do Brasil e o único do Espírito Santo.
Para conquistar o certificado, é necessário ter equipe multidisciplinar que conta com assistente social, médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e pedagogo no quadro de funcionários, além de fomentar a formação de novos atletas no país.
Atualmente, o clube conta com as categorias de base do sub-11 ao sub-20, que disputam competições estaduais e interestaduais. São mais de 100 atletas que fazem parte da base do Porto Vitória.