A judoca capixaba Maria Eduarda Fraga Barcelos, de 12 anos, decidiu fazer uma vaquinha, pelas redes sociais, para conseguir custear as viagens para o Pan Americano Sub-13 de Judô de 2023. A competição acontecerá entre os dias 13 e 21 de julho, na cidade de Lima, capital do Peru.
Segundo Sônia Vidal, tia da Judoca, Maria Eduarda começou a praticar o esporte quando tinha apenas três anos, na academia Akira, localizada em Cariacica. “Na época, colocamos ela para que pudesse praticar uma atividade, mas que conseguisse conciliar também a escola e isso foi bem importante. Com o tempo, ela foi evoluindo e começando a praticar alguns campeonatos”, diz.
Em 2022, Maria Eduarda participou de campeonatos estaduais e interestaduais e conquistou diversos pódios. No início de junho, a judoca viajou para o Rio de Janeiro onde aconteceu a fase classificatória para o Pan Americano de Judô sub-13 de 2023. “No Rio de Janeiro, ela conseguiu ganhar uma medalha de ouro e fez uma excelente classificação. E assim, ela foi convocada, para o Pan Americano de Judô”, explica Sônia.
Vaquinha
Porém, com a classificação, a família de Maria Eduarda precisou voltar a atenção aos custos da viagem, e, com a falta de recursos financeiro, decidiram fazer uma vaquinha para pedir ajuda, a fim de custear a ida da judoca ao Peru.
“Nós não temos tantos recursos financeiros. E, com isso, decidimos fazer essa vaquinha online e as coisas tem acontecido. Nossa meta é também procurar patrocinadores para ela, pois estamos tentando comprar um novo quimono”, fala a tia da judoca.
Por fim, Sônia fala sobre as expectativas da família e da própria Maria Eduarda para a competição. “Nossa expectativa é muito grande. Investimos nela porque acreditamos que ela seja capaz de vencer. Esperamos que vá para o Peru no dia 12 de julho e volte com a tão sonhada medalha de para o Brasil. A expectativa dela também é muito grande, ela tem certeza que irá buscar a medalha de ouro”, finaliza. fonte: site eshoje