A terceira edição do Diretório Diocesano da Vida Sacramental já está disponível aos fiéis. Revisado e atualizado, o exemplar pode ser adquirido na Gráfica Diocesana e nas livrarias Diocesana e Arte e Luz.
O documento foi apresentado na casa de retiros “Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, pelo Vigário Episcopal para Ação Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, padre João Batista Maroni e entregue aos presbíteros na reta final da celebração ocorrida nesta quarta-feira, 14 de junho. A leitura do decreto foi realizada pelo chanceler do bispado, padre Bruno Sá Rangel.
“Essa terceira edição do Diretório surge tanto da necessidade de imprimir novos exemplares do documento, quanto da necessidade de atualizar as referências da nossa vivência sacramental e pastoral”, contou.
O Diretório foi promulgado com aprovação do Bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa C.P, e tem por objetivo, à luz dos ensinamentos da Igreja, melhor formar e servir aos fiéis do Sul do Espírito Santo.
A atualização do diretório iniciou-se sob a coordenação de Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, à época Coordenador Diocesano de Pastoral e hoje bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Ao assumir o Vicariato para a Ação Pastoral, Pe. João Batista Maroni deu continuidade ao trabalho.
No texto redacional, contém o norte de acordo com a legislação canônica e a realidade diocesana, para a condução, aplicação e celebração dos sacramentos, de maneira que as pessoas que buscam ou frequentam as paróquias possam ser bem acolhidas, cuidadas e evangelizadas. O Diretório trata dos sete sacramentos em sua fundamentação teológica, diretrizes canônicas e orientações pastorais (Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos).
“Nossas Comunidades Eclesiais de Base devem pautar-se pela acolhida, pela hospitalidade, pelo convite aos nossos membros, sem deixar de propor-lhe um caminho. Quando alguém é bem acolhido, é bem-vindo, é valorizado, é visitado, muito mais facilmente, vai aceitar fazer o caminho da igreja”, expressou Dom Luiz Fernando Lisboa.
“Conclamo a todos os fiéis da diocese a se comprometerem, a fim de que este diretório seja lido, estudado, acolhido e assumido por todos. Seja a sua observância, um belo testemunho de comunhão e fidelidade à Igreja diocesana, empenhada na Acolhida e Missão, em favor do Reino de Deus, nosso objetivo último”, afirma Pe. João Batista Maroni.