Os técnicos da Diretoria de Agricultura e Pesca da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, junto com o Procon Municipal e em parceria com a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), realizaram nesta terça-feira (11) uma operação conjunta com a equipe do Instituto de Defesa Agrária e Florestal (Idaf), para darem continuidade às ações de fiscalização e combate ao comércio clandestino de carne em Vila Velha.
Durante a operação, o proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante, por manipular produtos fora das normas, fazer propaganda enganosa e vender alimentos cárneos impróprios para o consumo, o que pode resultar em pena de dois a cinco anos de prisão. O empresário está sendo autuado por esses crimes e será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
A ação interditou a distribuidora de carnes “Leve Carnes”, em Ilha das Flores, Vila Velha, por funcionar de forma clandestina e sem autorização para fracionar peças de carne e por armazenar os produtos sem condições de higiene e fora da temperatura exigida. No frigorífico, foram apreendidas seis toneladas de carne.
No estabelecimento, segundo o titular, o superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves, também foram identificadas carnes sendo embaladas e comercializadas mesmo estando contaminadas e impróprias para o consumo humano, podendo inclusive fazer mal à saúde dos consumidores.
“Os produtos também estavam sendo embalados com rótulos que induziam o consumidor ao erro, já que apresentavam informações falsas sobre o local de produção. Para detalhar a operação, o superintendente George Alves e o delegado da Polícia Civil, Eduardo Passamani, concederão entrevista coletiva às 16 horas desta terça-feira, na própria Decon, em Vitória.