Com o diferencial de disseminar nas escolas informação sobre o saneamento básico por meio da Realidade Virtual, a BRK visitará cinco escolas, até novembro, em uma iniciativa que integra a programação da “Caravana Biguá nas Escolas”, do Prêmio Biguá de Sustentabilidade. Nesta quarta-feira, 26 de julho, a caravana desembarca na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Quintiliano de Azevedo, no bairro Santo Antônio, beneficiando cerca de 50 alunos.
Para que a experiência seja a mais real possível, a atividade é desenvolvida com os óculos de realidade virtual do Programa Portas Abertas 360°, detalhando todo o ciclo da água (da captação até chegar à torneira) e os processos de coleta, tratamento e descarte do esgoto em condições adequadas.
Além do Programa Portas Abertas 360°, os estudantes participam de uma palestra sobre mudanças climáticas, promovida pela TV Gazeta, e outra sobre educação financeira, realizada pelo Sicoob. A primeira escola a receber a caravana foi a Liceu Muniz Freire, em maio.
Para a diretora da instituição, Mônica Borges de Melo, receber a Caravana Biguá foi um privilégio. “Dialogar com os nossos jovens sobre questões ambientais partindo das experiências vividas pelo professor e pesquisador Henrique Lobo, aguçou as possibilidades e contribuiu com o projeto de vida dos nossos estudantes. Além disso, instigou alguns a proporem soluções sustentáveis na escola e ou na comunidade onde estão inseridos”, afirmou.
Já a atividade do Programa Portas Abertas 360°, segundo a diretora, teve total envolvimento dos alunos. “Experiências tecnológicas sempre têm receptividade por parte dos estudantes. É algo que causa curiosidade e ainda provoca o espírito investigativo”, opinou Mônica.
A coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Rosa Malena Gomes Carvalho, explica que a Caravana Biguá nas Escolas é uma novidade do prêmio este ano, com a proposta de contribuir com a conscientização ambiental dos mais jovens. “Com a nossa participação temos a oportunidade de apresentar como funciona os serviços de água e esgoto prestados pela concessionária com o apoio da tecnologia, de maneira didática e simulando todas as etapas do trabalho”, ressalta Rosa Malena.