O festival é gratuito e acontece nessa sexta e sábado, dias 4 e 5 de agosto, na quadra da escola de samba Mocidade Unida da Glória, em Vila Velha-ES
Músicos, cineastas, comunicadores e creators do Espírito Santo e do Brasil se unem em mais de 30h de programação no Crias.Lab, festival multilinguagem com foco na difusão e fortalecimento das manifestações culturais urbanas das juventudes. O evento é gratuito e acontece nos dias 4 e 5 de agosto na quadra da Mocidade Unida da Glória, em Vila Velha-ES. Ingressos disponíveis em criaslab.com.
Dança, artes visuais, música, entre outras expressões artísticas serão representadas em shows, mostras de cinema e bate-papos sobre representatividade e comunicação digital. E para instigar a participação das juventudes capixabas, nomes de peso já confirmaram presença no palco do Crias.Lab: Azzy, colecionadora de hits com mais de 1 bilhão de players nas plataformas digitais e Lourena, em 2019 indicada ao prêmio MTV MIAW na categoria performance acústica e vencedora do prêmio VEROV 2021 na categoria “Mulher Mais Ouvida do Rap no Spotify.
Além da música, os bate-papos também reúnem convidados expressivos quando o assunto é engajamento nas redes. Serão oito bate-papos, com participação de jornalistas, influenciadores, podcasters, cineastas, entre outros profissionais que se destacam nas plataformas digitais. Entre os convidados estão os jornalistas e repórter especial do programa Fantástico Valmir Salaro, Ratão Diniz, coordenador técnico Escola Popular/Imagens do Povo, na favela da Maré – RJ) e a fotógrafa e artista visual, Márvila Araújo.
Já a Mostra Crias da Quebrada é uma janela para produções de cineastas de todo o país e também dos jovens capixabas participantes do Crias.Lab, com videoclipes, documentários, animações e ficções para todos os públicos. Além disso, uma sessão especial exibirá o videoclipe da música ‘Todas Elas” de Beth MC, gravado durante o laboratório audiovisual do festival.
“O Crias.Lab chega para potencializar vozes e olhares da juventude buscando impulsionar a formação de uma comunicação em rede a partir da formação de produtores de conteúdo do Espírito Santo. A proposta do festival é reforçar e ampliar a potência de comunicação dos jovens, reverberadas pelas novas mídias, por meio dos laboratórios audiovisuais e painéis com profissionais do audiovisual e comunicação digital do ES e de todo o país”, afirma Sullivan Silva, diretor criativo da Puri Produções.
Inscrições e retirada de ingressos
A programação do Crias.Lab é totalmente gratuita e, para participar dos painéis e sessões da Mostra Crias da Quebrada, basta acessar o site criaslab.com para ser direcionado para a plataforma Sympla. Os shows do Crias.Lab têm classificação indicativa de 18 anos e a quantidade de ingressos está limitada à capacidade de público da MUG. Bate-papos e Mostras possuem classificação de 12 anos, além da entrega de 1 kg de alimento não perecível.
O Crias.Lab tem o patrocínio do Banco Modal Mais e ES Gás e conta com o apoio do Globo Play, Grupo Tristão, Prefeitura de Vila Velha, Escola de Economia Criativa – co.liga Digital, Fonte Hub, Rede Gazeta, Centro Universitário FAESA, Escola de Samba Mocidade Unida da Glória (MUG), Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval Capixaba – Liesge e apoio de mídia do Canal Futura. A produção é de A Selva e Puri Produções. Realização da Terreiro de Ideias, Instituto Com.Chá e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Link para retirada de ingressos: https://criaslab.com/programacao-2023/
Programação:
Dia 1 | Sexta-feira, 4 de agosto
[14h00 às 16h00], Exibição do filme MARTE UM.
Direção – Gabriel Martins, Brasil, 2022.
[16h00 às 17h00] Bate-papo 01: MARTE UM: O poder do imaginário e da produção audiovisual independente para alcançar novos mundos
Com Gabriel Martins ( Diretor do filme Marte Um – MG)
Mediação: Rafael Braz (Jornalista de A Gazeta – ES)
Se permitir sonhar e tornar realidade mundos impossíveis. Gabriel Martins (MG) co-criador da produtora de cinema independente “Filmes de Plástico” e criador do premiado filme “Marte Um”, alcança seus voos a outros mundos, lidando com os desafios pessoais, culturais, sociais e políticos para conseguir dar voz ao cinema independente. Como conseguir habitar Marte sendo uma criança negra de classe média baixa? Como se permitir sonhar em meio às dificuldades enfrentadas? Como tornar um filme possível em um contexto onde o cinema independente sofre as consequências da falta de recursos e as crises políticas e sociais que impactam as instituições de fomento?
Um filme sobre ir além através dos sonhos, nesse bate papo vamos abordar a realidade da produção independente, a profundidade e beleza dos personagens de “Marte Um” e as sutilezas de um filme que atravessa várias temáticas com maestria e sensibilidade.
[17h10 às 18h10] Bate-papo 02 – Trap 360º: criação, vivência e representatividade
Com PTK (Cantor e Compositor – ES), Tibery (Produtor Musical – ES) e Jeffão( Publicitário e produtor audiovisual – ES).
Mediação: A.F.A.R.I (Cantora e compositora – ES)
À medida que o trap continua a dominar nas plataformas de streaming e ganhar destaque global, seu universo dialoga com vários movimentos e realidades periféricas. Como não abrir mão da própria vivência e ter que enfeitar a realidade para caber no mercado? Nesse bate papo vamos dar essa volta 360° que abarca, produção, moda, audiovisual, comportamento, representatividade, vivência, resistência e muita resiliência, indo além do trap e da produção musical para entender como lidar com desafios, preconceitos e mirar no que pode dar cedo.
[18h20 às 19h20] – Lançamento do videoclipe “Todas elas” de Beth MC
O videoclipe “Todas Elas”, criado coletivamente dentro de 1 semana da oficina Lab.Clipe em junho deste ano através do CriasLab, foi a materialização audiovisual da música de Beth Mc, inspirada em depoimentos de mulheres que participaram do projeto “Todas Elas” da A Gazeta, que tem como objetivo de encorajar a luta feminina por direitos em um dos Estados com maior índice de violência contra a mulher. O processo de criação do videoclipe, o conteúdo, a música, a artista, a temática e todas as pessoas envolvidas, se desenvolvem de um jeito único em uma história de coletividade, fortalecimento e colaboração.
Bate-papo 03 – Lab.Clipe: Explorando o processo criativo e coletivo na produção do Videoclipe “Todas Elas” de Beth MC
Com Beth Mc (artista capixaba), Tati Rabelo (Direção e Edição), Thamires Amon (Produção), Felipe Dall’Orto (Criação de Roteiro), Zanete Dadalto (Coordenadora pedagógica) e alunas/os/es participantes.
Mediação: Elaine Silva (Editora-chefe Jornal A Gazeta – ES)
Após dias intensos e de muita aprendizagem e colaboração no Laboratório Audiovisual Imersivo para produção de Videoclipe, com profissionais atuantes e que se destacam no meio audiovisual, alunas/os/es puderam mergulhar em um processo coletivo para a produção do videoclipe da música “Todas Elas” de Beth Mc. No Lab.Clipe foi formada uma equipe multidisciplinar, incluindo diretores, produtores, roteiristas, produtores e personagens de forma que trabalhassem em conjunto com os participantes para criar um produto audiovisual que transmitisse a mensagem da música. Neste bate-papo, a artista e todas as pessoas envolvidas irão compartilhar como essa colaboração se desenrolou, as escolhas criativas envolvidas, a experiência de cada pessoa e as discussões importantes que a música traz.
[19h30 às 20h30] Bate-papo 04 – Sons da Perifa: Estratégias para descentralização das narrativas e valorização cultural das periferias
Com Jairo Malta (Pesquisador e jornalista – SP)
Mediação: Natália Dornelas (Cineasta – ES)
Viagens, periferias, experiências únicas e muita diversidade dentro de um Brasil gigante, Jairo Malta em “Sons da Perifa”, seu espaço de voz dentro da Folha de São Paulo, conta histórias e sua visão sobre as produções atuais, festivais e cenas musicais e culturais em várias partes do país. Neste bate-papo iremos escutar suas vivências, histórias interessantes e únicas sobre um Brasil real e conversar sobre formas de hackear o sistema, habitar espaços, decolonizar narrativas sobre a cena periférica e se permitir viver os próprios sonhos.
[20h40 às 22h] Mostra CO.LIGA
O Crias.Lab em parceria com a CO.LIGA, escola virtual de economia criativa, apresenta esse espaço para compartilhar a potência da juventude quando suas vozes são ampliadas e escutadas. Foram selecionados alguns curtas produzidos por jovens da CO.LIGA que querem transformar o mundo em um lugar mais justo, para compartilhar essas criações com o público diverso do Criaslab.
[22h às 23h] – DJ Negana (ES) – Residente
[23h às 00h] – Show – Azzy (RJ)
00h00 às 04h00 – Festa “Trap 360º” com, DJ Tibery (ES), Dj Gegeo (ES) + DJ Barol (ES), DJ Jone BL (ES)
Dia 2 | Sábado, 5 de agosto
[14h00 às 16h00] – Exibição do filme doc. “Escola Base – Um Repórter Enfrenta o Passado”
Direção: Caio Cavechini, Eliane Scardovelli. Roteiro: Eliane Scardovelli, Bruno della Latta
[16h00 às 17h00] – Bate-papo 05 – O jornalismo diante da realidade: reflexões a partir do Caso Escola Base.
Com Valmir Salaro (Repórter especial Fantástico TV Globo).
Mediação: Rafaele Gasparini (Editora de Jornalismo – TV Gazeta – ES)
O renomado repórter Valmir Salaro conduzirá uma conversa esclarecedora sobre as mudanças ocorridas no campo jornalístico ao longo dos anos. Em destaque, estará a necessidade de enfrentar as consequências do emblemático caso da Escola Base e o desenrolar de todo o processo que envolveu a criação do documentário. Valmir compartilhará suas reflexões, experiências e percepções sobre os desafios enfrentados pelos profissionais da área, além de abordar a importância e responsabilidade do papel do jornalismo na busca pela verdade e justiça.
[17h10 às 18h10] – Bate-papo 06 – Cena, Música e Identidade: A Importância da Direção de Arte na Produção de Videoclipes.
Com Flora Fiorio (Diretora de Arte e arquiteta – ES), Rômulo Corrêa (Diretor de arte e arquiteto – ES) e João Schiavo (Diretor de arte e publicitário – RJ).
Mediação: Elis Carvalho (Repórter e apresentadora do programa Em Movimento TV Gazeta – ES)
Explorando a interseção entre arte, música e identidade, o bate-papo aborda a relevância e essencialidade da direção de arte na produção de videoclipes. Através da criação de cenários, seleção de elementos visuais e escolhas cuidadosas da paleta de cores, são peças chave para estabelecer conexões poderosas entre a identidade da música e a visão artística da direção. Essa união é crucial para fortalecer a identidade da música quando ela ganha vida no universo audiovisual. É uma oportunidade de trocar experiências e entender como a arte visual dá um up na música, transformando tudo em uma experiência incrível para quem assiste.
[18h20 às 19h20] – Bate-papo 07 – Corpos e Lugares: Conexões e Narrativas na criação de imagens.
Com Ana Luzes (Fotógrafa artística e documental – ES) + Ratão Diniz ( Coordenador técnico Escola Popular/Imagens do Povo, na favela da Maré – RJ) + Márvila Araújo (Fotógrafa e artista visual – ES)
Mediação: Thais Gobbo (Fotógrafa, comunicadora popular, influencer e modelo – ES).
Como preservar as particularidades da identidade de corpos e lugares ao capturar suas imagens? Como criar um espaço respeitoso, seguro e de consentimento? Nesta conversa, a gente vai explorar a diversidade de vozes e experiências na produção de imagens, abordando temas essenciais como representação, inclusão e identidade. Cada participante vai compartilhar sua experiência e conhecimento, buscando de que maneira corpos e lugares se entrelaçam e exercem influência sobre narrativas visuais autênticas.
[19h30 às 20h30] – Bate-papo 08 – Arte e Design: Comunicando Identidades e Impulsionando Transformações
Com Kika Carvalho (Artista Visual – ES) + Juliana Lisboa (designer interdisciplinar, gestora cultural e diretora criativa – ES) + Rayan Casagrande (Designer, sócio e cofundador do Comboio Art Studio – ES).
Mediação: Amanda Lobos (Ilustradora e designer – ES).
Explorando a jornada da criação artística, além de dominar o processo criativo, é necessário embarcar no rolê do repertório pessoal, crenças, valores, críticas, vivências e experiências. É nesse universo que a arte, o design e a ilustração se conectam com a realidade dos outros, deixando sua marca em projetos fascinantes e criando elementos visuais que fortalecem identidades e narrativas. Ao mesmo tempo, como encontrar a própria identidade e conseguir executar trabalhos que estão em sintonia com o que faz mais sentido? Nesse bate-papo o universo da arte e design se encontram para compartilhar estratégias e vivências nos bastidores.
[20h40 às 22h00] – Mostra CRIAS DA QUEBRADA:
Nas telas, nos palcos e na plateia, a periferia assume o protagonismo merecido! A Mostra Crias da Quebrada se destaca por exibir e valorizar diversas formas de expressões artísticas originárias das periferias. Em nosso estado, temos uma rica cena musical com artistas que exploram diferentes gêneros, como hip hop, trap, funk e muitos outros ritmos.
Dentro da Mostra, reservamos uma sessão especial dedicada aos videoclipes produzidos por artistas e diretores capixabas. Essa galera está super empenhada e traz sonoridades que prometem alcançar reconhecimento não só em nossa região, mas também no cenário nacional e além. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer e valorizar mais os nossos artistas que representam a diversidade e a criatividade das nossas periferias do Espírito Santo e, também, dançar ao som das diferentes batidas e sentir a força das suas letras. Tudo isso no telão e com estéticas visuais cheias de identidade.
[22h00 às 23h00] – DJ Negana (ES) – Residente
[23h às 00h00] – 23h – Show Lourena (RJ)
[00h00 às 04h00] – Festa “Treme u Baile”, com DJ Madeusa (ES), DJ Scooby (ES), DJ Rare Boy (ES)