A Prefeitura de Piúma já ultrapassou no mês de julho o quantitativo de 800 castrações de cães e gatos, machos e fêmeas, realizadas através do Projeto Castra Pet Piúma. O projeto é sediado na Gerência de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
O objetivo do projeto é o desenvolvimento do controle populacional de cães e gatos por meio do procedimento de esterilização cirúrgica (castração).
Segundo a prefeitura, a castração vem trazendo diversos benefícios da para os animais, para os seus tutores e para a sociedade em geral. Entre esses, destacam-se uma melhor qualidade de vida para os animais castrados, redução do número nascimentos e de animais em situação de rua e redução dos casos de doenças transmitidas entre os animais e entre animal e homem (Zoonoses).
Além da castração de cães e gatos, o projeto Castra Pet Piúma realiza atividades de educação ambiental para os tutores e protetores cadastrados, com palestras direcionadas aos direitos e bem-estar animal, guarda responsável e educação sanitária, além de feiras de adoção dos animais que ficam sob guarda de protetores.
Para solicitar o serviço de castração de cães e gatos, de acordo com a Semma, basta comparecer à sede da prefeitura, localizada à rua Felicindo Lopes, nº 238, no bairro Acaiaca, e registrar sua demanda na Gerência de Bem-Estar Animal.
Com informações da Prefeitura de Piúma