A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou o Projeto de Lei (PL) 492/2022, que obriga a instalação de detectores de metais nas escolas capixabas. Também foi aprovado o projeto que torna obrigatória a execução do Hino Nacional e do Hino do Espírito Santo nas instituições de ensino fundamental e médio.
As duas proposições envolvem tanto as escolas públicas quanto as privadas.
De autoria da deputada Raquel Lessa (PP), a proposta dos detectores de metais foi relatada pelo deputado Tyago Hoffmann (PSB), que acolheu duas emendas.
Mesmo apresentando parecer favorável, Hoffmann fez três ressalvas: a primeira quanto à questão orçamentária para o investimento do Estado na instalação dos dispositivos em todas as escolas estaduais; a segunda, sobre a logística do dia a dia dos colégios, com a formação de longas filas de alunos para entrar nos estabelecimentos; e a terceira referente o uso de detectores que, na opinião dele, teria de ser acompanhado de medidas para combater o bullying, uma das principais causas de violência às escolas.
O PL tramita com três iniciativas semelhantes apensadas, de autoria dos deputados Alcântaro Filho (Republicanos); Delegado Danilo Bahiense (PL) e Pablo Muribeca (Patri). A proposta ainda passará pela análise dos colegiados de Segurança e Finanças.
Com informações da Ales