Os alunos do 8º ano do ensino fundamental de seis escolas de Cachoeiro de Itapemirim – EMEBs Prof. Deusdedit Baptista, Jenny Guárdia, Luiz Marques Pinto, Profª. Gércia Ferreira Guimarães, Monteiro Lobato e Colégio Jesus Cristo Rei, que participam do Programa Cuidar Mais 2023, iniciaram a oficina de Edição de Imagem para a finalização dos vídeos sobre boas práticas sustentáveis produzidos para o Cine BRK Sustentável.
As atividades foram realizadas na última segunda-feira, 4 de setembro, na sede da BRK, no bairro Ilha da Luz.
A oficina de edição dos vídeos teve a supervisão do fotógrafo Thiers Turini, do Studio Matri, e da analista de Comunicação da BRK, Milena Camporez. No encontro, os estudantes repassaram o conteúdo dos vídeos, receberam orientações técnicas sobre construção de roteiro, direção, captação e edição de imagens e outros temas relacionados à produção audiovisual, necessários para transformar o material em um vídeo com definição para exibir no cinema.
Segundo Milena Camporez, também foram apresentadas informações sobre preservação do meio ambiente, diferença entre rede coletora de esgoto e drenagem pluvial, descarte de resíduos na rede coletora de esgoto, importância do tratamento da água, entre outros temas que foram abordados nos vídeos selecionados.
“A oficina é uma etapa importante do programa, porque proporciona aos alunos conhecerem as ferramentas utilizadas para edição de vídeos, envolvendo a parte de organização de roteiro, montagem e refinamento da imagem e do som. Essa etapa ainda permite aos alunos conhecerem e vivenciarem o resultado das boas práticas sustentáveis registradas nos vídeos e que podem ser replicadas em outras comunidades”, afirma.
As próximas oficinas acontecem no dia 26 de setembro, na EEEFM Prof. Petronilha Vidigal, no distrito de Itaoca, e no dia 28, na EMEB Luiz Semprini, localizada em Pacotuba. Após essa fase, os vídeos serão finalizados e exibidos durante o Cine BRK Sustentável, previsto para ocorrer no mês de novembro, em uma das salas do Cine Ritz (Perim Center), com a presença de representantes das escolas, alunos, familiares e convidados.
O professor de geografia do colégio Jesus Cristo Rei, Lucas Pastro Guimarães, afirma que os alunos adoraram a experiência de conseguir profissionalizar seus vídeos e que eles ficaram felizes com as dicas do fotógrafo e o carinho de toda equipe BRK.
“O audiovisual hoje, para eles, é uma ferramenta que desperta muito interesse, principalmente por conta das redes sociais. O que mais chamou a atenção do grupo foram os detalhes referentes as informações como posicionamento, luz e áudio, que fazem toda a diferença na hora da comunicação”, diz Lucas.
Ainda de acordo com o professor, apesar de trabalhosa, a atividade contou com o empenho e o interesse dos alunos.
“Eles fizeram o vídeo com as ferramentas que tinham e pesquisaram sobre edição para finalizá-lo, buscando a excelência. Além de trazer mais responsabilidade ambiental, a participação no programa trouxe um sentimento de pertencimento ao gravar pela cidade e proporcionou a experiência de aprender mais sobre as produções audiovisuais”, avalia.
Para a pedagoga da EMEB Monteiro Lobato, Pâmella Cardoso, a participação no Programa Cuidar Mais tem sido uma rica experiência para os estudantes. É uma maneira, segundo ela, para incentivar a reflexão de questões ligadas ao meio ambiente, como o desperdício.
“Eles gostaram muito da oficina, foi algo que agregou bastante para o grupo. Os alunos aprenderam e estão animados com a produção do vídeo. Eles se envolveram tanto e se empenharam em apresentar o material perfeito que optaram por refazer as imagens, já que o primeiro vídeo não ficou satisfatório na visão deles. Agora, estão empolgados com a chegada do dia do Cine BRK”, comenta a pedagoga.