Estudantes de prática de Ópera da Fames cantam, dirigem, criam concepção cênica, figurinos, cenografia, adereços e projeções em espetáculo na Casa da Música Sônia Cabral
Acontece amanhã (19), às 20 horas, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória-ES, a segunda edição do espetáculo “A Ópera através do tempo: um exercício de produção operística”, com apresentação dos cantores líricos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
A apresentação é resultado de um trabalho de pesquisa musicológica dos estudantes do curso de Bacharelado em Música, com habilitação em canto, da faculdade, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Magre.
Nesta segunda edição, os cantores não apenas executarão as obras, mas também são responsáveis por toda a montagem do espetáculo. Direção, figurinos, coreografias e outros detalhes foram preparados para oferecer ao público uma mostra de um espetáculo de ópera.
De acordo com a professora Lorena Espina, responsável pela orientação artístico-pedagógica, os estudantes foram desafiados a assumirem papéis simultâneos na montagem do espetáculo. “Propomos aos cantores assumirem diversas responsabilidades, não apenas como intérpretes, mas também na concepção cênica e criação de figurinos, cenografia, adereços e projeções, adquirindo um olhar mais abrangente sobre um espetáculo”, explica a professora.
Serão apresentados trechos de grandes óperas, escritas e montadas em diferentes épocas, destacando costumes e valores de cada tempo e oferecendo ao expectador um “passeio musical” através dos séculos.
Serviço:
Concerto Didático: “A Ópera através do tempo: um exercício de produção operística”
Cantores: Lorena Pires, Michelle Magnago, Eduardo Mariano, Flávia Scárdua, Samuel Barbosa, Caio Cesar Teixeira e Max Petronio
Data: 19/09 (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Casa da Música Sônia Cabral (Praça João Clímaco, s/n – Centro, Vitória)
Pianista convidado: Prof. Me. Marcio Modesto
Orientação histórica: Prof. Dr. Fernando Magre
Orientação artístico-pedagógica: Profa. Me. Lorena Espina
Entrada franca