Atividade vai acontecer nesta quinta, em Jardim da Penha, dentro da programação da 14ª Cow Parade Brasil
Com o tema “Celebrando a Inclusão”, o Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES) realiza nesta quinta-feira (05/10), das 9h às 12h, uma oficina de pintura gratuita voltada para crianças autistas, em Jardim da Penha, Vitória-ES. A atividade vai acontecer na Praça Regina Frigeri Furno, também conhecida como antiga Praça do EPA, local onde está instalada a obra do instituto que integra a 14ª Cow Parade Brasil. O evento global de arte de rua reúne 62 esculturas de vacas personalizadas por artistas locais, que estão expostas até o dia 15 de outubro, nas ruas de Vitória e Vila Velha.
O público-alvo da oficina são crianças autistas, assistidas pela Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (AMAES), a partir de oito anos de idade. Crianças autistas que desejem participar poderão se inscrever na hora acompanhadas dos responsáveis.
O objetivo é destacar a sensibilidade das crianças para as artes e conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão social, tema da vaquinha criada pelo ICORES para a Cow Parade, com a assinatura da ilustradora Thais Cordeiro.
A presidente do ICORES, Zuleica Faria, explica que os participantes da oficina irão reproduzir a arte da escultura no muro da praça. Os desenhos produzidos pelas crianças nessa e em outras oficinas realizadas pelo instituto serão expostos no Shopping Vitória, juntamente com as vaquinhas selecionadas para a Cow Parade, a partir de 15 de outubro. “Por meio dessa ação pretendemos mostrar que as crianças estão no comando, prontas para se unir a essa grande corrente de amor e solidariedade que busca dar a elas voz e vez, através do clamor coletivo pela inclusão daqueles que, muitas vezes, são invisibizados pela sociedade”, afirma Zuleica.
Mural
Juntamente com a oficina, o projeto do ICORES prevê a pintura de um mural na antiga Praça do EPA, reproduzindo a arte da escultura criada para a Cow Parade. “É uma forma de deixar para os moradores o legado de um mural contendo a mensagem de inclusão trazida pela obra, que tem como proposta tornar visível os invisíveis”, comenta a presidente do instituto.
A iniciativa integra o Projeto Arte por Toda Parte, por meio do qual o ICORES desenvolve oficinas pedagógicas de desenho e pintura para crianças e adolescentes de comunidades da Grande Vitória e do interior do Estado. As atividades incluem palestras e rodas de conversa sobre direitos e garantias individuais, com o objetivo de promover a inclusão social e a cidadania através da arte.
PROGRAME-SE:
Oficina do ICORES
Tema: “Celebrando a Inclusão”
Público-alvo: Crianças autistas, assistidas pela Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (AMAES), a partir de 8 anos de idade; e crianças autistas acompanhadas de responsáveis
Data: 05 de outubro (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Praça Regina Frigeri Furno (antiga Praça do Epa), Jardim da Penha, Vitória (próximo ao módulo da Polícia Militar)
Inscrições: gratuitas, no local e na hora do evento
Realização: Instituto de Cultura e Responsabilidade Social (ICORES)
Apoio: Coletivo Cores que Acolhem
SOBRE O ICORES:
Criado em agosto de 2009, na cidade de Vitória, o Instituto “TamoJunto” nasceu com o objetivo de utilizar a arte, cultura, educação ambiental, esporte, lazer e a valorização do ser humano como ferramentas de transformação social.
Em 19 de dezembro de 2020, a entidade amplia seus objetivos sociais, passando a se chamar ICORES – Instituto de Cultura e Responsabilidade Social. A partir daquele momento passa também a desenvolver projetos voltados para crianças e adolescentes e para mulheres em situação de violência doméstica, sempre com foco na defesa dos direitos humanos e tendo como principal objetivo a cultura e a educação como vetores de modificação de realidades sociais.
O Instituto desenvolveu projetos em parceria com a Prefeitura de Vitória, a Prefeitura de Vila Velha e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Vitória (Concav), bem como com empresas privadas como Arcelor e Vale.
Em dezembro de 2012, recebeu o Prêmio Estadual de Direitos Humanos, concedido pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos e, em agosto de 2015, o Diploma de Honra ao Mérito, da Câmara Municipal de Vitória, pelos relevantes serviços prestados à população da capital do Espírito Santo.
O ICORES tem investido em projetos voltados à música clássica e popular, tendo assinado toda a produção cultural do evento denominado “Outubro Rosa”, da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), em conjunto com o coletivo de cultura Cores que Acolhem, congregando diversas linguagens artísticas como a música, teatro, dan&c cedil;a e poesia. Além disso, foi do ICORES a produção cultural do “Natal de Paz e Bem”, realizado no campinho do Convento da Penha, patrimônio histórico do Estado, e que congregou diversas linguagens artísticas em um único espetáculo como o audiovisual (projeção mapeada), teatro, dança e música.
Nos meses de dezembro de 2021 a março de 2022, o ICORES foi convidado, pelo coletivo de cultura Cores que Acolhem, a desenvolver todo o projeto pedagógico de pesquisa para o projeto “Colorindo o Centro”, que pintou um corredor cultural de mais de 2,7 km contando a história do Centro de Vitória, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Vitória, através da Secretaria Municipal Cultura de Vitória (SEMC).
Igualmente em parceria com o Coletivo Cores que Acolhem, o ICORES realizou, entre dezembro de 2022 e março de 2023, a revitalização do primeiro mural de Jardim da Penha, na Av. Francisco Generoso da Fonseca, com a participação de alunos de 8 a 12 anos das escolas municipais Álvaro Castro Mattos, Eber Louzada Zipinotti, Renascer, Zenaide M. Cavalcanti e da escola do SESI.
Somando-se a isso, desenvolve projetos voltados às crianças e adolescentes, onde se encontram unidos educação, história, arte e cultura.
Em parceria com a EMEF Álvaro de Castro Mattos, o ICORES lançou o projeto “Porão em Cores”, que retrata, através do audiovisual, o dia a dia dos estudantes das altas habilidades e superdotação daquela instituição – referência internacional na área – e que aborda temas variados, relacionados à educação e à cultura, sendo apresentado pelo estudante da rede pública de ensino municipal, Davi Vianna, cuja alta habilidade é a pesquisa.
Na mesma linha de ação, o Instituto conta com outro projeto, também voltado às crianças, intitulado “Dicas do Matheus”, apresentado por uma criança que ensina, de forma lúdica e divertida, a importância da história da arte e da cultura nas mais diversas linguagens.
No campo de garantia de direitos, o instituto promove o assessoramento de coletivos de jovens, em especial do Coletivo Beco, que, a partir do trabalho realizado pelo ICORES, conseguiu se estruturar e criar formalmente sua personalidade jurídica. O ICORES encontra-se regularmente inscrito no Conselho de Assistência Social de Vitória (COMASV) e no Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória (CONCAV), promovendo palestras, rodas de conversa, cursos de culinária, pintura, desenho, elaboração de projetos culturais e artesanato, entre outras atividades, como forma de inclusão e de mitigação de desigualdades e da violência.
SIGA O ICORES NAS REDES:
Instagram: @icores_es