O distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, é o berço de uma das mais importantes Folias de Reis do Espírito Santo: o Missão Divina. O grupo, que existe há mais de duas décadas, agora passa a ter ainda mais alcance e proporção, pois acaba de ganhar um site próprio.
O projeto foi lançado no último sábado, com a realização de uma oficina e uma apresentação da folia nas ruas e na igreja de Burarama. O portal é a vitrine de todas as suas realizações desde que o grupo foi fundado, em 1999. O usuário pode compreender o surgimento e o significado da Folia de Reis, conhecer a trajetória do grupo, a função de cada um dos seus componentes, as reportagens já veiculadas sobre ele e uma rica galeria de fotos – antigas e recentes –, além de acessar as redes sociais da folia.
O endereço para visitar a página é www.missaodivina.com.br. Ele é totalmente responsivo (ou seja, pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo ou tela), intuitivo e de fácil navegação. Além disso, por meio dele o usuário pode acessar também os canais de comunicação da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense (que apoia este projeto e à qual o grupo pertence), como redes sociais e canal no YouTube.
“O site resgatou a história dessa Folia, que tive a oportunidade de ver nascer. Fico muito feliz por ter contribuído com esta que é uma das etapas das ações de salvaguarda que a nossa Associação desenvolve há mais de duas décadas no sul do Espírito Santo”, afirma Genildo Coelho Hautequestt Filho, que é arquiteto e um dos organizadores do site.
O fotógrafo e designer gráfico Luan Volpato, que também compõe a equipe do projeto, declara que “o site se constitui em uma espécie de portfólio online sobre o Missão Divina, tornando-se uma fonte de pesquisa essencial para o conhecimento dos aspectos desse grupo e de outras folias no Espírito Santo”.
O portal da Folia de Reis Missão Divina é um projeto viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura “Lei Rubem Braga”, da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.