Uma tarde de muito aprendizado e troca de experiência. Assim foi a quinta-feira (26) para moradores do entorno do monumento natural o “Frade e a Freira” que participaram do encontro de apresentação do projeto “Rota do Frade e a Freira”. A iniciativa visa incentivar e auxiliar a comunidade com o desenvolvimento do agroturismo na região.
O projeto foi elaborado pela Adeturci (Agência de Desenvolvimento Turístico da Região da Costa e da Imigração), vinculado à Aderes, e conta com o apoio da Prefeitura de Itapemirim.
Durante o encontro, foi proferida uma palestra com o tema “Agroturismo na Rota do Frade e a Freira: Possibilidades e determinação”, onde o engenheiro agrônomo e doutorando em Produção Vegetal, Deivson Pelegrino Abreu, pode contribuir com informações valiosas para a população da região.
A Diretoria da Adetirci apresentou para os presentes como vai funcionar o projeto de fomento, e destacou que se trata de uma oportunidade devido ao crescimento previsto para a região, que agora é oficialmente uma Rota Estadual.
Asfaltamento
O prefeito de Itapemirim, Dr. Antônio da Rocha Sales, enfatizou que o projeto de pavimentação da estrada que dá acesso ao monumento está pronto e já conta com a confirmação de viabilização financeira por parte do governo do Estado.
“A nossa equipe técnica preparou o projeto, fez todos os estudos técnicos necessários, e o governador garantiu o recurso para execução. A assinatura da ordem de serviço será no dia 14 de novembro, aqui em Itapemirim”, destacou.
Flavia Cysne, subsecretária de Estado de Infraestrutura Turística e Planejamento, que também participou do encontro, se colocou à disposição para apoiar o município e a comunidade na estruturação da rota turística.
Na ocasião o técnico de Planejamento da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Alexandre Passos, falou sobre a parceria e explicou sobre o diagnóstico que será feito através do projeto.
Também estiveram presentes a presidente da Adeturci, Monica Siqueira, a secretária executiva Ludmila Dutra, e a turismóloga e técnica Adélia Sousa.
Participaram ainda o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Itapemirim, Wagner Francisco Mendonça, acompanhado de sua equipe técnica; e representantes das prefeituras de Rio Novo do Sul e Marataízes, e a assessoria do deputado estadual Bruno Rezende.
Equipes do Banestes de Itapemirim e Rio Novo do Sul também participaram e sortearam brindes para os moradores.