O projeto do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), que torna legal o uso de mais tecnologia e inovação no campo, com uso de drones, sensores, máquinas, sistemas inteligentes e softwares de gestão repercutiu no ambiente rural do sul do Espírito Santo.
Lideranças do meio rural planejam fazer um grande movimento para que o Projeto de Lei nº 900/2023 seja aprovado. O presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, Wesley Mendes, é um deles.
Segundo o sindicalista, o projeto propõe o incentivo e torna parte de uma política de Estado a utilização de meios automatizados de auxílio à agricultura, sendo fundamental para o crescimento da agricultura no estado.
“O SindiRural Cachoeiro apoia o PL 900, pois precisamos dar fim, de uma vez por todas, a esses arroubos de retrocesso como o que vimos recentemente no Espírito Santo, com o PL que queria impedir o voo de drones na agricultura capixaba”, frisou.
Wesley afirma que o agro capixaba se desenvolveu pelo esforço de muitos pesquisadores e produtores rurais, que proporcionaram ao estado uma agricultura sustentável ambiental, econômica e socialmente responsável.
“Apoiar essas novas tecnologias deve ser papel do poder público, porque essa prática garante alimento na mesa dos capixabas, mais renda para as famílias que vivem do agro e mais divisas para nosso estado”, reforçou.
Ele defende ainda que o PIB do agro capixaba garante esse incentivo à pesquisa, à tecnologia e a inovação. “O apoio de toda sociedade a nossa agricultura é muito importante e o tema deve ser pauta diária no setor”, sugeriu o presidente do SindiRural.