Os estudantes Arthur Ritter Gasoni, Guilherme Soares Fernandes e Layra Guimaraes Pereira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fraternidade e Luz, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, participaram, na última segunda-feira (13) da “Feira de Ciências e Inovação Capixaba” (FECINC) 2023.
Durante o evento, os estudantes apresentaram, com o auxílio da professora de Física, Bruna Tomaz Sant’Ana, o projeto “Horta Sustentável Estruturada em Materiais Reutilizáveis e Construção de um Gotejador Automático com Garrafa Pet”. O projeto tem como objetivo central abordar a temática da educação ambiental, focando especialmente na sustentabilidade, tudo isso aliado a práticas de ensino que estimulam a participação ativa dos alunos.
Além disso, a proposta inclui a construção de um sistema de gotejador automático, empregando garrafas pet como elemento central. Esse componente não apenas facilita a irrigação da horta de forma eficiente, mas também representa uma solução prática e sustentável ao reutilizar materiais plásticos, contribuindo assim para a diminuição do descarte inadequado.
“O projeto teve como objetivo abordar o tema de educação ambiental com foco na sustentabilidade, aliado a práticas de ensino, estimulando o protagonismo estudantil”, disse a professora Bruna Tomaz Sant’Ana.