O Convento da Penha, localizado em Vila Velha, recebeu neste último domingo (3) (1º Domingo do Advento), mais uma edição da Romaria das Ligas Católicas do Espírito Santo.
No encontro também foi comemorado o Dia Nacional do Liguista. As ligas são formadas por diversos grupos fiéis que falam da importância de adoração à Deus e a prática da devoção à Sagrada Família de Nazaré, “Jesus, Maria e José”.
O Encontro é estadual e reúne anualmente no Convento, as três Federações das Ligas: Arquidiocese de Vitória, Diocese de Cachoeiro e Diocese de Colatina. A Santa Missa da Romaria foi presidida pelo bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa.
“Tomemos os grandes exemplos que temos, a Sagrada Família. José, o Justo. Justo porque assumiu com coragem a parte que lhe cabia no processo da Salvação, não recusou Maria nem o Menino, acolheu e comprometeu-se. Descubramos na imagem de José essa justiça fundamental, o nosso compromisso. Maria, destaco o belo gesto de Maria: o sim! ‘Faça-se em mim segundo a Tua Palavra’. Jesus, não há poucas palavras para falar do significado. Em tudo fez a vontade do Pai, até as últimas consequências”, conclamou o padre Edson Alves, missionário redentorista e, ex-responsável pela Assistência Eclesiástica Nacional da Liga.
E continuou: “Por isso, amigo liguista, olhando a Sagrada Família, vamos colocar em prática a nossa vocação primeira. Qual é nosso compromisso? Oração e trabalho cotidiano, pela santificação da família, por mais justiça em nossos lares, por mais solidariedade com aqueles que sofrem. Ouvi dizer que o compromisso do liguista é levar as famílias a Jesus, trazer a Sagrada Família a realidade das casas. Obrigado a você que vestiu a camisa e diz às outras pessoas: vale a pena acreditar, vale a pena confiar, vale a pena passar por um processo de conversão, vale a pena atualizar nas coisas do dia a dia este grande exemplo que é a Sagrada Família”, concluiu o missionário.
Fonte: Diocese de Cachoeiro