Trata-se de uma instituição que tem o objetivo de estruturar projetos e promover estratégias para o fomento, a salvaguarda e a valorização do patrimônio material e imaterial capixabas
No último dia 13 foi lançado, em reunião oficial realizada em Marataízes, o Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que tem o objetivo de estruturar projetos e promover estratégias para o fomento, a salvaguarda e a valorização do patrimônio material e imaterial capixabas e, futuramente, de diversas outras partes do território nacional.
Ádapo
A palavra ádapo tem origem no idioma iorubá e significa aliança e união. Esses são os conceitos norteadores do instituto, que reúne diversos profissionais capixabas atuantes na área da cultura, todos com uma carreira consolidada nesse segmento e com trajetórias plurais.
O instituto
Compõem o instituto: Genildo Coelho Hautequestt Filho, arquiteto urbanista, professor e gestor cultural; Maria Elvira Tavares Costa, escritora, psicopedagoga e contadora de histórias; Diego Scarparo Barbieri, ilustrador, diretor cinematográfico e diretor de arte; Luan Faitanin Volpato, publicitário, fotógrafo e designer gráfico; Maria Laurinda Adão, mestra de caxambu e uma das maiores personalidades da cultura negra capixaba; Fátima Buzatto Moura, turismóloga e produtora cultural; e Rosinez Machado Lima, assistente social e líder comunitária.
“Nosso instituto é formado por técnicos altamente qualificados nas mais diversas áreas da cultura. Ao longo dos últimos 20 anos, já desenvolvemos inúmeros projetos em parceria que beneficiaram centenas de pessoas, em especial os portadores do patrimônio imaterial capixaba. Agora, reunidos no Instituto Ádapo, teremos ainda mais realizações juntos, amplificando o alcance das nossas ações. Em pouco tempo a população do Espírito Santo passará a ouvir falar muito sobre o nosso instituto”, afirma Genildo Coelho, presidente da instituição.
Em breve o instituto Ádapo contará com um site próprio e perfis nas redes sociais, nos quais o público poderá conferir mais informações sobre ele e também as ações realizadas no decorrer de sua trajetória.