Motivos para o encerramento de pequenas e médias empresas e a importância da consultoria empresarial
De acordo com o Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, no final de 2023, foram fechadas 736.977 empresas no Brasil, número que representa um crescimento de 34,7% sobre o mesmo período em 2022. Temos um total de 21.020.285 empresas ativas no Brasil.
Destas, mais de 21 milhões de empresas ativas no país, 93,7% são micro ou pequenas empresas. Sendo que, 57,9% de todos os negócios ativos no país são MEIs. Este é o setor que apresenta a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos. Segundo a pesquisa Sobrevivência de Empresas, a taxa de mortalidade dessa área de negócios é de 29%. Já as microempresas têm taxa, após cinco anos é de 21,6% e as de pequeno porte é de 17%.
O consultor de negócios Solimar Secchin entende que as deficiências na equipe, marketing sem atratividade, modelo de negócio desatualizado, falta de gestão de clientes, pouco capital de giro e o baixo volume de vendas são os principais motivos para o fechamento de pequenas e médias empresas. O consultor, porém, acredita que os baixos lucros, falta de colaboradores comprometidos, as dificuldades de acesso a crédito, o alto endividamento e, principalmente, o baixo nível de gestão empresarial, também se configuram como motivos que levam ao fechamento de empresas destes portes.
Consultoria especializada pode ser opção
O especialista em negócios de pequenas e médias empresas explica como uma consultoria especializada pode auxiliar os novos empresários a se manterem no mercado e consolidar a sua marca.
“Uma consultoria empresarial 360º ajuda o empresário a identificar os pontos de melhoria do seu negócio, criar oportunidades no mercado, montar um bom time, organizar suas finanças, equilibrar compras x estoque, ser criativo nas estratégias e vender mais, que é o senho de todo bom empreendedor”, pontua. “Há diferentes tipos de consultoria no mercado, a nossa é 360º envolvendo todas às áreas da gestão, incluindo uma Mentoria Empresarial para os gestores, treinamentos para a equipe e uma assessoria constante para eliminar dúvidas e dificuldades na execução das estratégias definidas”, completa.
Segundo Solimar Secchin, levando em conta as particularidades de cada cliente, a metodologia precisa ser customizada, precisando de acompanhamento semanal ou quinzenal. Por isso, o consultor precisa estar preparado para enfrentar o desafio e entregar o melhor resultado possível.
“Com a consultoria empresarial é possível evoluir a equipe, profissionalizar a tomada de decisão, reduzir custos, tornar processos mais eficientes, otimizar as finanças, planejar expansões do negócio, formar um capital de giro, entre outras abordagens”, salienta.
O primeiro passo é fazer um bom Diagnóstico Empresarial, que para os leitores deste artigo, será gratuito, bastando conversar com o próprio consultor empresarial Solimar Secchin: MenthorWhatsapp