Na noite desta terça-feira (3), a área de convivência da empresa Magban, em Cachoeiro de Itapemirim, centralizou as atenções políticas da cidade. Boa parte dos representantes da classe empresarial do município se reuniu para prestigiar a filiação do vereador Juninho Corrêa ao Partido Novo.
A noite também foi de homenagens ao ex-prefeito e deputado estadual Theodorico Ferraço (PP), que vem sendo cogitado para voltar ao palanque eleitoral na disputa pela Prefeitura de Cachoeiro. Dividiram a cena com Ferraço os deputados estaduais Dr Bruno Resende (União) e Allan Ferreira (Podemos), também pré-candidatos a prefeito da cidade.
Juninho chegou ao local por volta das 20h30. Contrariando as expectativas geradas pela sua saída do PL, o vereador descartou a possibilidade de vir a ser candidato este ano pelo Novo. Num breve discurso, evitou ainda tecer qualquer crítica aos dirigentes do seu ex-partido, alegando que entrou no Novo por se identificar com os princípios da legenda.
“Estou aqui para ajudar e passar a faixa para um vereador do Novo que será eleito”, resumiu.
Também marcou presença no evento o deputado federal Evair de Melo (PP), que estava aniversariando. O deputado mediou a participação, de forma on line, de lideranças nacionais do Novo, como o deputado federal Marcel van Hattem e o senador Eduardo Girão. Ambos foram duros nas críticas ao Governo Federal e classificaram como ‘ditadura da toga’ o atual momento político no país.
Ferraço faz suspense
Um dos discursos mais aguardados foi o de Ferraço, uma vez que era esperada uma declaração mais contundente sobre uma possível candidatura dele a prefeito. Entretanto, com a experiência acumulada em 16º mandatos políticos, o ex-prefeito foi cauteloso nas declarações.
Ferraço pediu para que as lideranças da cidade se unam numa candidatura única de direita, deixando em aberto quem seria o nome a ser apoiado. Para ele, nos próximos três meses esta frente deverá encontrar alguém para representá-la na disputa eleitoral. “Vamos aguardar até junho, Cachoeiro tem que pensar alto e voltar a sonhar”, disse.
Dr Bruno, por sua vez, fez um discurso mais duro, criticando o que chamou de ‘politicagem’ no processo eleitoral. O deputado também cobrou do empresariado uma pauta mais definida de reivindicações para que pudesse ser trabalhada pelos parlamentares, gestores públicos e pré-candidatos.
Já o deputado Allan Ferreira teve uma postura mais propositiva em relação à sua pré-candidatura a prefeito de Cachoeiro. Após um breve relato de suas trajetórias profissional e política, ele alertou, mais de uma vez, que ‘não pode e nem deve ser subestimado’. “As pessoas acabam se surpreendendo depois”, completou.
Pontes
A seguir, os empresários que organizaram o evento, Tales Machado e Ed Martins, indo ao encontro daquilo que cobrou o deputado Bruno Resende, apresentaram ao público um painel com sugestões de algumas obras que avaliam ser necessárias para o desenvolvimento econômico de Cachoeiro.
A apresentação destacou a área de infraestrutura e de estímulo ao setor empresarial. Tales cobrou a construção de novas pontes na cidade para melhorar a logística de transporte e criticou o que chamou de descaso com o Distrito Industrial de São Joaquim.
Crescimento
A reunião do Novo foi aberta pelos presidentes da legenda no Espirito Santo e em Cachoeiro, Yuri Aguiar e Liu André, respectivamente. Eles foram sucedidos em suas falas pelo empresário Matheus Starling, executivo da Apex, que fez uma pequena palestra sobre os desafios para o crescimento da região sul do Espírito Santo.
Fundado em 2015, o Novo possui hoje no Congresso Federal três deputados federais e um senador. Segundo Aguiar, foi o partido que teve o maior número de filiações no último ano, no Brasil.