Jornalista, escritor, consultor político, professor e ex-ministro do Governo Federal. Thomas Traumann é um dos grandes nomes que passarão pelo II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, nos dias 4 e 5 de julho, em Vitória. Traumann será o responsável pela conferência magna – a primeira palestra de todo o evento.
O convidado irá apresentar “A relação das Instituições com a sociedade em tempos de polarização”, um assunto tão relevante quanto atual. “A polarização no Brasil está num estágio muito forte. E o setor público tende a ser cada vez mais cobrado, inclusive os Tribunais de Contas, porque qualquer decisão, ainda que técnica, poderá ser vista como algo político”, disse Traumann em conversa com a equipe de comunicação do TCE-ES.
“E esse problema é o mesmo em todos os estados – ainda que eles sejam mais voltados para um partido ou outro”, acrescentou o palestrante, justificando a participação de todos no Congresso e na palestra.
Currículo
Thomas Traumann é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (1989) e tem mestrado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2023).
Já trabalhou nas redações da Folha de S. Paulo, Veja e Época, foi porta-voz presidencial e ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (2011-2014) e coordenador do MBA de Comunicação Digital da FGV.
Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente com os seguintes temas: política pública, gestão de governo, e análise da conjuntura brasileira. Sua participação no II CNCTC está marcada para o dia 4 de julho, às 10h.
CNCTC
O Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas é uma iniciativa do sistema tribunais de contas, iniciada em 2023, buscando a melhoria na qualidade da comunicação institucional, o desenvolvimento de uma rede sólida de profissionais de comunicação comprometidos com a excelência e ética, e também o aprimoramento da comunicação nas instituições responsáveis por fiscalizar e garantir a correta aplicação dos recursos públicos, promovendo a transparência e o fortalecimento da democracia.
O evento tem o patrocínio do Banestes, Tribunais de Contas do Estado do Amapá, Goiás e Amazonas. Além disso, há apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do Programa de Combate à Desinformação, Governo do Estado do Espírito Santo, Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Vitória, Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTV), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Asociación de Entidades Oficiales de Control Público del Mercosur (ASUR), da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), TVE-ES, e Tribunais de Contas do Estado de Mato Grosso e Santa Catarina.