Reforçando seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural imaterial, a Prefeitura de Cachoeiro lançou, nesta segunda-feira (13), Dia da Abolição da Escravatura, um livro digital de registros da Lei Municipal “Mestre João Inácio”.
Na obra, são apresentadas as biografias de 27 personalidades reconhecidas como mestres da cultura popular do patrimônio vivo do município, das mais diversas expressões tradicionais, como caxambu, folia de reis, bate flechas de São Sebastião, capoeira e charola de São Sebastião.
Os leitores podem conferir a história e o legado de nomes como dona Adevalmira Adão Felipe, Canuta Caetano, Izaías da Silva, Maria Laurinda Adão, Cypriano Junior, Erotildes da Silva e muitos outros – confira completa abaixo a lista completa.
De acordo com a secretária municipal de Cultura de Cachoeiro, Fernanda Martins, o livro é uma forma de homenagear aqueles que guardam e propagam a cultura brasileira, em especial, a arte local.
“Cachoeiro é um dos poucos municípios do país que conta com uma lei de registro de patrimônio vivo. Isso é motivo de orgulho para nós, cachoeirenses. Aqui, valorizamos e apoiamos a cultura popular, que tem, nos mestres e mestras, os principais agentes de perpetuação das tradições”, destaca a secretária.
O livro pode ser acessado e baixado, gratuitamente, na página da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no site da Prefeitura de Cachoeiro (clique aqui para acessar).
Sobre a Lei “Mestre João Inácio“
A Lei Mestre João Inácio é destinada a reconhecer grupos e pessoas com destacada atuação em atividades da cultura tradicional ou popular com o título de Patrimônio Vivo de Cachoeiro de Itapemirim. Além da utilização do título honorífico, os grupos e personalidades reconhecidas passam a ter prioridade na análise de projetos apresentados nos editais da Lei Rubem Braga.
Biografias apresentadas no livro de registros
Adevalmira Adão Felipe
Adílio Quirino Da Silva
Airton Da Silva Paulo
Aldeci Gomes Da Silva
Antônio Francisco Figueiró
Areno Francisco Dos Santos
Canuta Caetano (In Memoriam)
Cypriano Junior
Diogo Sant’ana Fardin
Erotildes Pereira Da Silva
Hildo Caetano (In Memoriam)
Izaías Quirino Da Silva
Joana D’arc De Oliveira
José Luiz Dos Santos Brum
Jurandyr Pinheiro Filho
Maria Laurinda Adão
Neuza Gomes Ventura
Niecina Ferreira De Paula Silva
Ormy Caetano
Patrícia A. Da C. Ladislau
Paulo Henrique Silva Monteiro
Pedro Paulo Caetano
Rodimar Monteiro Vieira
Rogério Viera Machado
Terezinha De Jesus De Oliveira Francisco
Wilson Diniz Cecon
Wolmir Nascimento Mello (In Memoriam)