Explorar as riquezas naturais do Brasil tem sido uma tendência crescente, especialmente entre aqueles que buscam experiências autênticas e contato genuíno com a natureza. Nesse cenário, o Espírito Santo desponta como um destino ideal para quem procura aproveitar ao máximo o tempo em atividades ao ar livre, combinando belas praias, cultura vibrante e, agora, uma emocionante caça ao tesouro.
Esta atividade, também chamada de detectorismo, vem ganhando adeptos em todo o país. Consiste na busca por objetos metálicos enterrados na areia, proporcionando emoção, aventura e a oportunidade de descobrir tesouros escondidos. Especialmente entre os turistas e os residentes mais experientes, o detectorismo se tornou uma escolha popular, combinando a emoção da busca com a possibilidade de descobrir relíquias e artefatos históricos.
“O Espírito Santo oferece um cenário deslumbrante para esta prática, com suas praias de tirar o fôlego e uma rica história para ser explorada”, afirma Gabriel Beligolli, diretor comercial da Minelab Brasil, líder mundial em tecnologia no segmento.
“Para começar sua jornada, recomendamos detectores intuitivos e eficientes, ideais para pessoas de todas as idades e níveis de experiência. Com um detector em mãos, você pode vivenciar momentos inesquecíveis enquanto explora o litoral capixaba”, completou Beligolli.
O aumento da procura por atividades ao ar livre no Espírito Santo cria um ambiente propício para o desenvolvimento do detectorismo na região. Este hobby não só proporciona diversão e emoção, mas também contribui para as limpezas das praias, além de ser um ótimo meio de estar movimentando o corpo e estimulando a mente.
Turismo no ES
De acordo com o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), divulgado recentemente, o turismo no Espírito Santo registrou um aumento de 1,2% em 2023. Esses dados subindo continuamente, somado aos resultados de 2022, acumulam mais de 26% no setor turístico capixaba. Este crescimento reflete o interesse em ascensão, tanto de turistas quanto de moradores locais em explorar e desfrutar das maravilhas do Estado.
Além disso, segundo dados do Panorama do Idoso baseados no Censo de 2022, o Espírito Santo testemunhou um aumento significativo na população idosa, totalizando 631.398 pessoas com 60 anos ou mais. O número representa um aumento de 73,1% em comparação com o ano de 2010. Esse segmento da população, ativo e em busca de novas experiências, encontra no Espírito Santo um ambiente propício para desfrutar da vida e explorar novos interesses.
Sobre a Minelab
Há quase 40 anos no mercado e com matriz na Austrália, a Minelab é líder mundial em tecnologia de detectores de metal. A multinacional tem comprometimento com pesquisas, tecnologia e designs inovadores, elevando a indústria da detecção de metal para novos níveis de excelência, que garantem à empresa a certificação ISO 9001. Desde 2018, a Minelab escolheu o Brasil como sede da América Latina, com escritório localizado em Florianópolis (SC) – www.minelab.com.br.