O médico Écio Barbosa Fraga foi eleito o Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2024, após votação realizada nesta sexta-feira (24) no Plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro. Com 45 votos, Fraga superou o concorrente, o professor João Bosco de Salles. Do total de 58 instituições inscritas para a votação, 52 compareceram e houve 6 abstenções.
A eleição seguiu rigorosamente o decreto Nº 24.451/2014, que regulamenta a Lei Municipal Nº 6.960/2014, referente à entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro de Itapemirim.
Écio Barbosa Fraga é médico e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Iniciou a carreira em 1986 e, antes de se estabelecer em Belo Horizonte, onde vive desde a década de 1980, teve uma passagem pelo esporte cachoeirense como atleta do Estrela do Norte Futebol Clube, durante a juventude.
O recém-eleito será recebido com honras em junho, durante a programação da tradicional Festa de Cachoeiro. A recepção está prevista para o dia 24, quando será homenageado como parte de uma tradição que se estende por mais de 80 anos. O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga (1911-1962) e é concedido anualmente a um cidadão natural de Cachoeiro que se destaca profissionalmente em outras cidades.
“Parabenizamos os indicados ao título de Cachoeirense Ausente de 2024, com uma menção especial ao nosso mais recente eleito. Ser indicado para esta honraria já é um grande reconhecimento, que reforça os laços com aqueles que nasceram em Cachoeiro e que hoje levam um pouco da nossa cidade para outras regiões do país”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.
Com a eleição, Écio Barbosa Fraga junta-se a um seleto grupo de cachoeirenses ilustres que, apesar de viverem fora, mantêm um forte vínculo com a cidade natal e continuam a representar com orgulho o nome de Cachoeiro de Itapemirim.