Venda Nova do Imigrante, sob a liderança do prefeito e professor Paulinho Mineti, destacou-se no ranking estadual de aplicação de recursos na educação por aluno, no ano de 2023, promovido pelo Tribunal de contas do Espírito Santo (TCE-ES). A classificação mostra como a educação pode prosperar quando há compromisso sério e eficaz tanto com as escolas quanto com os alunos e professores.
Quando Paulinho Mineti assumiu o cargo em 2019, o município ocupava o 15º lugar no ranking. Ao longo de sua gestão, avançou de forma exponencial, atingindo o ápice em 2023, conquistando a segunda posição.
Para entender a magnitude do feito, basta observar a evolução do município ao longo dos anos. Em 2016, na gestão anterior, Venda Nova do Imigrante ocupava apenas a 16ª posição no ranking. Desde então, a cidade tem alcançado melhorias notáveis, superando obstáculos e desafios com determinação e foco.
Para alcançar este êxito, Mineti afirmou que realizou reformas em todas as unidades educacionais, com instalação de playgrounds, novos computadores, sistema de videomonitoramento, valorização dos professores, entrega de uniforme e kit de material escolar para todos os alunos da rede pública municipal.
Ainda segundo o prefeito, o reconhecimento no ranking, elevando o município à segunda colocação, mostra que Venda Nova é a cidade que mais investe recursos por aluno em todo o estado. “Isso é o resultado prático destes e de outros investimentos que demonstram nosso compromisso com a educação”, frisou.
O sucesso na avaliação do TCE-ES reflete o compromisso do prefeito com a educação de qualidade e também pode inspirar outros líderes municipais a seguirem seu exemplo. “Venda Nova do Imigrante é agora um farol de esperança e um modelo a ser seguido por todas as comunidades que buscam transformar a educação em um pilar sólido de desenvolvimento e progresso”, concluiu Mineti.
Confira a evolução de Venda nova no ranking do TCE-ES:
2015: 28º
2016: 16º
2017: 16º
2018: 14º
2019: 15º
2020: 11º
2021: 10º
2022: 8º
2023: 2º