Com o propósito de oferecer um novo lar para crianças em situação de risco, as missionárias católicas brasileiras Fabiany de Souza Silva e Bethânia Pinheiro Malhano estão em Várzea Grande, em busca de doações para adquirir uma moradia na África, bem como para a manutenção do projeto Kareebi, do qual são idealizadoras. O grupo atende mais de 100 crianças e adolescentes em condições de fragilidade social, vítimas de abandono, abusos, maus-tratos e violência familiar, porém, alguns deles precisarão ser acolhidos.
As atividades do grupo estão focadas na Vila de Mwizi, no Distrito de Rwampara, em Uganda, e têm como pilares a educação, a evangelização e a saúde, oferecendo consultas e tratamentos odontológicos gratuitos tanto para os acolhidos quanto para a comunidade em geral.
Ao longo de 12 anos de história, mais de 6 mil pessoas entre crianças, adultos, gestantes, jovens e idosos já foram beneficiados pelo Kareebi’s, somente com a oferta de atendimentos médicos, que conta com o apoio de voluntários.
Fabiany compartilha um pouco sobre a realidade local. Ela explica que, além de um novo espaço, as principais necessidades atuais dos atendidos giram em torno de alimentação e materiais escolares.
“Eles precisam de ajuda para adquirir comida, cadernos, lápis, mochilas, entre outros materiais. Já enviamos a primeira parcela para o pagamento da casa, mas ainda precisamos arrecadar o restante até o final do ano para concluir a compra”, relatou.
Além disso, as pessoas têm a oportunidade de apadrinhar o Kareebi’s, contribuindo com R$ 50 por mês, que serão destinados ao suprimento de todas as necessidades básicas de cada um deles.
Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o perfil no Instagram: @imkareebi ou entrar em contato através do WhatsApp pelo número (65) 99632-0361.
Uganda
Localizado no ‘Coração da África’, Uganda abriga uma população de mais de 35 milhões de habitantes, onde a maioria vive abaixo da linha da pobreza, privada de acesso a serviços básicos como educação, saúde e saneamento.
O inglês é o idioma oficial, embora as pessoas ainda falem em tribos, com mais de 54 dialetos registrados em todo o país. Na Vila de Mwizi, onde o Kareebi’s está situado, predominam dois dialetos: Runyankore e Rukiga, ambos provenientes do Bantu.