A 13ª edição do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, que tem a BRK Cachoeiro de Itapemirim como uma das parceiras, foi iniciada na última quarta-feira (15), com a Caravana Biguá nas Escolas. A primeira instituição de ensino beneficiada foi o Centro Educacional São Camilo, localizado no bairro Paraíso, quando cerca de 200 estudantes tiveram a oportunidade de entender mais sobre a importância da preservação ambiental e das atitudes sustentáveis. Ao todo, a caravana vai visitar seis escolas, contemplando mais de 1.200 estudantes.
A concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município participa da caravana com o programa Portas Abertas 360°. A iniciativa consiste em apresentar o trabalho da BRK com o apoio de óculos de realidade virtual. Os estudantes conhecem os processos que envolvem o ciclo da água, da captação até a chegada à torneira dos imóveis, e os processos de coleta e do tratamento de esgoto.
Além do programa Portas Abertas 360°, a abertura do evento contou com palestra, apresentação teatral e ação de educação financeira. Os participantes ainda receberam uma cartilha com orientações de como tornar o futuro mais sustentável.
O diretor da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Marcos Mendanha, afirma que a tecnologia tem sido uma ferramenta importante para ajudar a divulgar todo o trabalho da companhia na área do saneamento. “E a Caravana Biguá só vem somar para isso, fazendo com que alcancemos um número ainda maior de pessoas, principalmente os mais jovens. Queremos não só mostrar o que fazemos e como fazemos, como incentivar o pensamento crítico, a reflexão e a mudança de comportamento, resultando em uma melhor relação com o meio ambiente”, ressalta.
O Prêmio Biguá de Sustentabilidade é uma realização da TV Gazeta Sul e terá, até outubro, uma série de ações com foco em promover a conscientização ambiental e incentivar atitudes sustentáveis e de preservação.