O deputado estadual Dr. Bruno Resende (União), que passou a infância em Mimoso do Sul e foi o deputado mais votado na região sul capixaba, participou ontem (4) da solenidade ocorrida no município em que o governador Renato Casagrande anunciou mais de R$ 38 milhões em investimentos dirtetos na cidade. Em seu discurso, na cerimônia oficial do evento, Dr Bruno destacou a importância dos investimentos e pediu mais obras de infraestrutura no município.
“É um recurso importante para a reestruturação de Mimoso do Sul, que se soma a outros recursos que o governo do Estado já direcionou a Mimoso. A gente já começa a ver a vida mais próxima da normalidade. Mas eu naturalmente fiz a cobrança junto ao governador e também ao prefeito municipal Peter Costa, para que priorizem os investimentos em infraestrutura, que permitam a prevenção de novos eventos. A gente precisa dar uma vida nova a Mimoso, mas é fundamental que essa vida nova seja longa e sem intercorrências, sem novas tragédias”, disse o deputado.
Ele acrescentou: “Nós precisamos implementar políticas que possam mitigar a ocorrência de novos eventos, como ocorreu essa forte enchente em março. O governador sinalizou positivamente com relação a esse projeto e nós vamos cobrar para que ele seja implementado no sentido de salvar vidas no futuro”.
Habitação
Para o deputado, um dos destaques da reconstrução da cidade é a habitação:
“O governador já falou que está autorizada a aquisição de um terreno para a construção de casas populares, para as pessoas que perderam suas casas ou que se encontram em ambiente de risco. Isso é importante, para que a gente possa acolher as pessoas que perderam tudo, mas também para evitar futuras tragédias dentro dos lares dos mimosenses”.
O governo do Estado vai construir pelo menos 150 casas para moradores desabrigados pelas enchentes. Segundo o governador Casagrande, a prefeitura estuda áreas específicas para a construção das moradias, que serão desapropriadas pelo Estado.
Barragens
Além dos recursos empregados na reconstrução da cidade, Casagrande também anunciou investimentos na prevenção de novos desastres, na linha defendida pelo deputado Dr. Bruno. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), junto com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), estuda a viabilidade de construção de duas barragens de regularização de vazão na bacia do rio Muqui, que corta Mimoso do Sul.
“Represa de regularização de vazão é uma represa que não acumula água no dia a dia. Você acumula pouco para poder acumular água na época de chuva. (…) nós fizemos isso em São José do Calçado, uma bacia menor. Estamos estudando fazer aqui duas (…) pra gente suportar chuva até certa intensidade. A água acumula nesses locais e ela passa mais lentamente numa galeria que pode ter o dobro da vazão normal e média do rio”, explicou o governador.