Na foto principal: Pe. Jean Fábio, secretário para justiça socioambiental, Ir. Daividoson Braga, sócio do provincial do Brasil, Pe. Laércio de Lima, Secretário para a colaboração Fé e espiritualidade, Ir. Maristela Ganassini, coordenadora do Serviço Vocacional da Conferência dos Religiosos do Brasil, Pe. Tomé, secretário para juventude e vocações, Ir. Bira, diretor do Centro Magis Burnier (DF)
No ano em que se comemora os 10 anos de canonização de São José e os 490 anos de seu nascimento, o Santuário Nacional de São José de Anchieta preparou uma programação especial que começou ainda no mês de maio com romarias, peregrinações, novenas e atrações culturais. O encerramento contará com a presença do vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino, neste domingo (9), dia de São José de Anchieta, que celebra a missa solene, às 16h.
A presença do vice-presidente da CNBB no Santuário também marcará um momento importante para a celebração, que inclui a entronização de um ícone do santo doado ao Santuário. O ícone, uma obra em madeira da artista plástica Rosalva Trevisan Rigo. Cada dia da novena contou com uma participação especial de comunidades de Anchieta, Guarapari, Piúma e Alfredo Chaves.
E neste sábado, o Santuário recebeu um evento nacional da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL, serviço da Companhia de Jesus que promove ações com jovens em todo o país.
Para comemorar o décimo ano de atuação e o lançamento da nova campanha Ser + com os demais. O Espírito Santo e o Santuário Nacional de São José de Anchieta foram os lugares escolhidos para receber jovens de todos os lugares do Brasil.
Juventude
O evento com as juventudes, no contexto da Festa, recorda que José de Anchieta viveu sua juventude no Brasil. Com 17 anos, tornou-se jesuíta, desembarcou no Brasil aos 19 anos e viveu aqui por mais quarenta e quatro anos.
“Anchieta chegou jovem ao Brasil e a criatividade sempre o acompanhou. Por isso, o evento com as juventudes traz visibilidade para Anchieta, o Espírito Santo, o Santuário e a presença dos jesuítas nos tempos atuais”, Pe. Laécio de Lima, secretário para colaboração Fé e Espiritualidade
“Estamos presentes com uma nova roupagem. Se Anchieta estivesse aqui hoje, como seria sua presença nos? Ele sempre foi precursor, por isso temos muito o que aprender. Anchieta é uma escola viva, explicou.
A juventude e a criatividade marcam a presença de Anchieta no Brasil.
“Não podemos perder de vista o trabalho de Anchieta no mundo da arte e da cultura. A criatividade no teatro, na poesia, na linguagem e na convivência com os povos indígenas”, afirmou o secretário.
Na noite deste sábado acontece, pela primeira vez, a peregrinação Jovens de Cristo com a presença da juventude presente no evento inaciano.
O encerramento da Festa Nacional de São José de Anchieta será marcado por momentos de reflexão, devoção e gratidão, encerrando assim, um período de celebração que reuniu fiéis de todo o país em torno da memória desse grande santo jesuíta.
Programação:
08 de junho
16h00 – Peregrinos de Cristo: Caminhada jovem – De Iriri para o Santuário de Anchieta – Presença fraterna: EJCs e Grupos de Jovens
19h | Novena 9 – Encontro de Jovens com Cristo, Anchieta
09 de junho
14h – Exibição do Projeto Viva Anchieta
15h30 – Apresentação Indígena: Grupo de Xondaro, Aldeia Guarani Nova Esperança
16h – Missa Solene | Presença de Dom Justino, vice-presidente da CNBB
17h30 – Show: Dunga
Transmissão diária no canal do youtube @tvsantuariodeanchieta
https://www.youtube.com/live/Go8NSmMVeb4?si=AfSpfUN99u6du9-q