Em Cachoeiro, os consumidores têm uma alternativa para driblar a carestia e colocar o peixe na mesa sem pesar no bolso. A Associação de Proteção de Assistência às Condenadas (Apac Feminina), localizada na localidade de Monte Líbano, está vendendo o quilo da tilápia a R$ 15,00.
Os peixes são fruto do projeto “Piscicultura Sustentável” desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Educação (Ifes) de Alegre, aplicado pelo professor Thiago Bernardo.
No projeto, antes de serem vendidos, os peixes são conduzidos para um tanque de depuração, que é um processo de purificação. Dessa forma, a Apac ofecerece ao consumidor um pescado de melhor qualidade e com um sabor diferenciado.
A oferta é por tempo limitado, ou seja, permanece enquanto durar a despesca nos tanques onde é feita a criação e a engorda dos peixes. Os interessados podem fazer sua encomenda pelos telefones: (28) 99981-2875 ou (28) 3014-3000.
Como é o projeto?
O projeto “Piscicultura Sustentável” tem por objetivo promover a inclusão social dos recuperandos na Apac e facilitar sua inserção no mercado de trabalho no período pós-cárcere. “Trabalhamos também a preservação do meio ambiente e fazemos a integração entre os recuperandos em regime semiaberto de privação de liberdade, alunos e servidores do Ifes, e os empresários da piscicultura” – disse o professor Thiago Bernardo, que coordena o curso.
O projeto é desenvolvido no formato de um curso com duração de 160 horas, de forma presencial. As aulas acontecem de forma teórica e prática, além de visitas técnicas. A parte teórica é realizada em parceria com o Ifes de Cachoeiro de Itapemirim.