Contempladas pelo programa municipal Bolsa Atleta de Vila Velha, Maria Clara Soares Lourenço, no basquete, e Julhia Perandre, no vôlei de praia, foram convocadas para fazer parte da seleção brasileira das suas modalidades esportivas, levando a bandeira do Espírito Santo em competições internacionais.
Maria Clara Soares
A atleta canela verde Maria Clara Soares Lourenço, 18 anos, foi convocada entre 19 atletas para a seleção brasileira sub-18 de basquete e conseguiu ficar entre as 12 atletas selecionadas. Atualmente está participando da Copa América, que acontece em junho, em Bucaramanga, na Colômbia. A pontuação alcançada durante a Copa América está valendo quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-19 em 2025.
Em 2023 Maria Clara recebeu o prêmio de Atleta Destaque em três competições, além disso, recebeu duas convocações para a seleção brasileira nas modalidades 5 x 5 e 3 x 3, e em 2024 também foi convocada para vestir a camisa da seleção, na modalidade 5 x 5.
Maria Clara começou a jogar basquete com 11 anos, em um projeto da Prefeitura de Vila Velha, na escola Nice de Paula, em Boa Vista e já teve passagens por times do Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina. Atualmente joga nas categorias de base do time Bax Catanduva, de São Paulo, e desde 2021 acumula convocações na Seleção Brasileira de Basquete, com a qual se consagrou como bi-campeã Sul-Americana, atuando como armadora nas competições.
Julhia Perandre
A atleta Julhia Perandre, de 17 anos, foi convocada para uma sessão de treinos da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia, em Metz, na França. Julhia iniciará os treinos em solo francês no dia 26 de junho, e ficará no país até o dia 08 de julho.
A convocação de cinco atletas no feminino e seis no masculino aconteceu nesta terça (17). A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) pretende, através desses treinos, fazer um trabalho de desenvolvimento e preparação desses atletas para futuras competições. Além de oportunizar aos atletas vivenciarem o clima olímpico, já que os Jogos de Paris começam em 26 de julho.
Atualmente a atleta faz parte do projeto esportivo de alto rendimento do Clube da Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão – AEST, onde tem se destacado em todas as competições que o clube participa. Ela faz parte da equipe da AEST desde quando tinha apenas 12 anos e sempre teve um desempenho acima da média.
Além dos títulos conquistados pelo clube, ela também teve excelentes classificações representando o Brasil em 2023, foi campeã do Sul-Americano Sub-19, vice-campeã do Sul Americano Sub-17, campeã do Mundial Escolar e 5º lugar no Mundial Sub-19. Em 2024 já foi consagrada como campeã do Sul-Americano Sub-19 e vice-campeã de uma das etapas do Circuito Mundial Future, realizada na China.
Devido aos resultados apresentados durante as competições, Julhia Perandre passou a ser observada pela comissão técnica feminina da seleção brasileira, o que levou a sua convocação.