O Plenário Dirceu Cardoso foi palco, nesta quarta-feira (26), de simulação dos trabalhos parlamentares com estudantes no papel de representantes do povo. Vinte e quatro alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Soído, do município de Domingos Martins (ES), participaram da 14ª edição do projeto Deputado Jovem, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales), por meio da Escola do Legislativo.
Atuando simbolicamente como presidente da Ales, o estudante Murillo Kunch Volkwers foi auxiliado na Mesa pelos colegas de escola Ághata Cardoso da Silva Tongo (1ª vice-presidente), Amanda Klippel dos Santos (1ª secretária) e Davy Eduardo Kuster (2º secretário).
Sob orientação do ex-deputado e diretor da Escola do Legislativo, Sergio Majeski, houve o cumprimento dos principais momentos dentro do ritual de uma sessão ordinária do Parlamento, sendo o principal deles a Ordem do Dia, fase da sessão em que ocorre a discussão e votação das matérias constantes na pauta.
Na ocasião, os alunos apresentaram, debateram e aprovaram projeto propondo medidas para enfrentamento à estiagem em período de seca ou insuficiência hídrica para a produção agrícola.
Os alunos simularam também a reunião das comissões em plenário, situação que ocorre geralmente antes da votação de matérias em caráter de urgência, com o parecer sendo feito de forma oral.
Houve tempo, ainda, para encenar o cumprimento da primeira e segunda fases do expediente, realizadas para simples despacho e para votação de itens, como, por exemplo, requerimentos de urgência e indicações.
Preparação
Murillo Volkwers explicou que ele e os colegas de sala estavam desde o início do ano letivo se preparando para essa atividade escolar no Plenário da Ales. “Fiquei um pouco nervoso, mas atuar como presidente (do Legislativo capixaba) foi muito importante para mim porque estou aprendendo coisas importantes, assuntos sobre a política”, contou.
Questionado se ficou com vontade de ser deputado de verdade, ele disse que gostou de sentar na cadeira de presidente da Casa, mas que não pensa exatamente nisso no momento. No entanto, se no futuro a possibilidade de exercer mandato político surgir, não descarta a possibilidade.
Formação cidadã
A diretora da EMEF Soído, Argélia Maria Ribet Wandekoquem, considerou “muito importante” a experiência vivenciada pelos alunos, afirmando que isso contribui para a formação de cidadãos mais críticos e ativos na sociedade, podendo opinar com base no conhecimento de como funciona o sistema.
Majeski afirmou que as atividades desenvolvidas foram relevantes porque não houve apenas a simulação de votação de projetos, mas do funcionamento completo de uma sessão ordinária, expandindo até mesmo para a sessão preparatória de posse dos deputados.
Ele considerou que aproximar alunos das escolas capixabas do Poder Legislativo também visa esclarecer os cidadãos sobre a política. “É muito pouco o conhecimento que as pessoas têm sobre o funcionamento dos Poderes, do sistema e do regime vigentes no Brasil. A solução para tentar melhorar isso é aumentar esse tipo de discussão e de atividades nas escolas”, opinou.
Antes de simularem a sessão ordinária no Plenário Dirceu Cardoso os estudantes conheceram alguns espaços da Assembleia Legislativa, entre eles a Presidência.
Projeto
Desenvolvida pela Escola do Legislativo, a iniciativa oportuniza aos estudantes do ensino médio vivenciarem um dia no papel de deputado estadual, ampliando seus conhecimentos sobre as funções do cargo.
Além de conhecerem a história e as dependências da sede do Legislativo, os estudantes vivenciam a experiência de um dia como deputado.
A participação da unidade de ensino é feita por meio de agendamento. A Escola do Legislativo encaminha às escolas interessadas orientações gerais para participação. Para mais informações e inscrições basta ligar para (27) 3382-3818 / 3382-2201 / 3382-1656