O pré-candidato Diego Libardi (Republicanos) anunciou nesta sexta-feira (12) o nome de Rafaela Donadeli (União Brasil) como vice na chapa de sua pré-candidatura à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. A expectativa é que a vice enriqueça a aliança com a sua forte ligação com a saúde.
Nutricionista e professora universitária, representante do time da saúde, ela conhece a importância da atenção primária, como primordial na promoção da saúde e prevenção de doenças. Desde o início da caminhada do deputado estadual Dr. Bruno Resende, com quem é casada, Rafaela tem acompanhado debates sobre políticas públicas com foco no cuidado, no amor e na saúde de qualidade e foi por esse motivo que ela decidiu contribuir para a construção do futuro de Cachoeiro de Itapemirim.
“A saúde é um dos principais desafios em Cachoeiro e deve ser tratada como prioridade, buscando, através de orientações, projetos e programas setoriais atingir a população que mais necessita de cuidado. Hoje podemos ver que, quando o cuidado da atenção básica é de excelência, nossos hospitais sofrem menos com filas e sobrecarga de trabalho! o cuidado com a população, trazendo acesso a uma saúde de qualidade. É nisso que acredito”, disse Rafaela.
Libardi afirmou que foi justamente a determinação, dedicação e amor pela área da saúde que mais pesaram na decisão de compor a chapa com a nutricionista.
“A missão da Rafaela é abraçar as pautas da saúde, com toda a competência, mas também com todo o amor que ela tem por cuidar das pessoas. Ela é a nossa maior porta-voz em busca da dignidade da população que depende dos atendimentos públicos, e tem toda energia e o coração voltados para essa causa tão nobre e desafiadora”, afirmou o pré-candidato.
Experiência e sonhos para a saúde em Cachoeiro
Rafaela tem 34 anos, é mãe de dois filhos cachoeirenses – Eduardo e Maria Clara – Trabalhou no ambulatório e Oncologia do Hospital Unimed e hoje exerce a profissão de nutricionista clínica e professora universitária na cidade. Como supervisora dos estágios de Nutrição Hospitalar, teve a oportunidade de acompanhar muitos pacientes nos quatro grandes hospitais de Cachoeiro – Santa Casa, Hospital Infantil, Hospital Evangélico e Unimed.
Atualmente, é graduanda em Gestão de Saúde pelo Hospital Albert Einstein (SP). É, ainda, coordenadora estadual do União Brasil Mulher e, desde a campanha vitoriosa do marido, em 2022, trabalha ativamente para defender pautas da saúde, cultura e ação social.
Faz parte do projeto de ampliação do Centro de Referência da Juventude do bairro Zumbi, coordena o grupo de trabalho para conquista ao acesso à suplementação para pacientes oncológicos, além de estar semanalmente nas ruas de Cacheiro acompanhando vários projetos sociais.
Casada há 10 anos com o Dr. Bruno Resende, ela conta que o casal se conheceu enquanto trabalhava no Hospital do Câncer de Barretos (SP). “Decidi dividir mais um sonho com o meu marido, quando ele entrou na política com o objetivo de construir um grande Hospital do Câncer em Cachoeiro. Desde então, me apaixonei e compreendi que a política é um lugar onde é possível transformar vidas, é um lugar do bem e uma ferramenta poderosa para mudar a realidade das pessoas, principalmente dos mais vulneráveis”, afirmou a pré-candidata.