A banda Skeep, de Marataízes, é uma das atrações deste domingo (18)
O som alternativo capixaba dará o tom na programação do Festival Parque Aberto, neste domingo (18), a partir das 09 horas. As bandas The Skeep (indie rock), Marajah (reggae) e a cantora Noy Nunes serão as atrações musicais do evento, que acontece no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha (ES). Outros destaques serão a intervenção de cenografia e pintura ao vivo de Rudson Costa e a instalação do banco vermelho da campanha de mesmo nome, que se propõe a incentivar e conscientizar a sociedade a lutar contra o feminicídio no País.
Ao todo, serão disponibilizados 2.500 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (13). Clique aqui e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.
Além da atração do Festival Parque Aberto, o público pode conhecer também as 26 obras artísticas do espaço – divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, criados por artistas capixabas e de outros estados brasileiros.
Apresentações culturais
Performance Live Paint – O evento terá início com a Intervenção ao Vivo de Rudson Costa, um artista multimídia de renome, natural de Cachoeiro de Itapemirim. Rudson, que traz em seu trabalho elementos de cenografia e pintura, transformará o espaço em uma tela viva ao criar um mural ao vivo, convidando o público a se envolver nesse processo artístico dinâmico e cativante.
Banda Marajah! – A partir das 09h30, haverá a vibração do Pop Reggae com a banda Marajah. Capitaneada pela dupla Adriano Gomes e Amanda Trevizolo, a banda promete animar a manhã com suas músicas autorais, como os seus singles mais recentes “Eu Só Queria” e “Flor Da Noite Flor Do Dia”, que já conquistaram o público em diversos festivais pelo Estado.
Banda The Skeep – No horário de 10h30, a banda The Skeep se apresenta no evento. Fundada em 2020, em Marataízes, o grupo se destaca como uma promessa do cenário indie rock nacional. Com referências que vão do pop alternativo ao rock, a banda tem a seguinte formação: Kayo Mattos no baixo, Barbara Ouzar com a voz, Jhonny Nemesyz nos vocais e guitarra e Gabriel Akamarim na bateria. A banda realizará uma sessão acústica, com seus últimos lançamentos, um EP, denominado NOMADA, e um single, intitulado “Cigarro Imaginário”.
Noy Nunes – Encerrando a manhã, às 11h30, haverá a apresentação de Noy Nunes, que trará uma dose de emoção e autenticidade. Nascida em Eunápolis e radicada em Itapemirim, Noy tem a trajetória musical repleta de dedicação pela arte
Banco Vermelho
Em parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV), uma entidade brasileira que se propõe a incentivar e conscientizar a sociedade a lutar contra o feminicídio zero, o projeto tem a estratégia de atuação para a intervenção urbana, por meio da instalação de bancos vermelhos (cenográficos e funcionais) em espaços públicos e privados, a realização de campanhas de prevenção, de palestras e de capacitações, além de desenvolvimento de protocolos para prefeituras, secretarias e empresas e estratégias para eventos livres de assédios.
Esculturas
Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023 para selecionar propostas artísticas, visando às exposições permanentes e temporárias do parque.
Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia. Clique aqui para conhecer os novos trabalhos em exposição no Parque Cultural Casa do Governador.
O parque
Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.
Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.
Dica: Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento.
Regras do parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
- Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
- Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
- A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
- A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
- O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
- É proibido retirar plantas do parque;
- É proibido fumar no local;
- É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
- Não é permitido usar área da praia;
- É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
- É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
- Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.
Serviço:
Festival Parque Aberto
Atrações: Performance Live Paint com Rudson Costa, Banda Marajah, Banda The Skeep e Noy Nunes.
Quando: 18/08 (domingo)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla