Para o candidato a prefeito, políticas públicas direcionadas à proteção animal são fundamentais para promover o bem-estar e tratamento digno aos animais
Os desafios de uma administração resolutiva nas políticas públicas relacionados aos animais em situação de rua, ou que sofrem maus-tratos, ganha espaço com seis ações no Plano de Governo de Diego Libardi (Republicanos).
Para o candidato a prefeito de Cachoeiro, os animais desempenham um papel fundamental na vida das pessoas, no entanto, precisam ser tratados com respeito e seriedade. De acordo com as propostas apresentadas, a junção da colaboração dos cidadãos com a administração pública é um caminho para garantir que esses animais recebam a atenção e os cuidados necessários.
“Muita gente me pergunta sobre as propostas para os animais de rua, é uma causa que preocupa as pessoas. Em Cachoeiro, vemos muitos cães e gatos soltos nas ruas sem proteção, o castramóvel nunca funcionou de verdade, e o Centro de Zoonoses sem cumprir o seu papel”, avaliou Libardi.
Dentre as soluções que ele propõe, estão o controle de natalidade de cães e gatos, por meio da contratação de clínicas especializadas para prestação de serviços de castração de animais em situação de rua, aquisição de um Vetmóvel – consultório médico veterinário ambulante -, com consultas, exames e medicação e um consultório médico veterinário, para atender animais cuidados por ONGs, cuidadores independentes e famílias de baixa renda.
“Eu tenho cinco cachorros em casa, sendo dois que foram resgatados. Sei o quanto é bom ter uma animal de estimação e a importância dos cuidados que eles merecem. Por isso, tenho uma atenção especial à essa pauta, porque não aceito maus-tratos e precisamos mudar esse cenário com práticas que contribuirão para o bem dos bichinhos e, também, para a segurança sanitária da população”, frisa Diego.
Ainda dentro das ações propostas, estão a Política de Cooperação para auxílio a ONG’s e cuidadores independentes que cuidam de animais, com a concessão de ração e medicamentos. Está prevista, ainda, a construção de novos “PraCão” – espaço exclusivo para cães -, nas praças da cidade e de um cemitério para animais.
Fonte: Assessoria do candidato