Foi um grande sucesso o chá beneficente promovido nessa quinta-feira (29) pela Pastoral Social da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim. Organizado por voluntários, o chá arrecadou recursos que serão revertidos para manutenção do Centro Social Madre Teresa de Calcutá. Mais de 150 pessoas prestigiaram o evento no Salão Paroquial.
O objetivo do “Chá da Madre” é arrecadar fundos para custear despesas como material odontológico e energia e água. Para isso, os convites foram vendidos pelo valor de R$ 100,00. “Tudo é feito com os recursos de doação. Logo, tudo que é oferecido aqui (bolos, pães, salgados e doces), foram ganhados, por isso, obtemos um lucro de 100% que é revertido para o Centro Social”, explica Andreia Barbosa Almeida, colaboradora do Centro Social.
“É muito gratificante estar no Chá Beneficente. E é bom demais sentir que todos estão participando e confirmando a credibilidade da população às nossas ações”, declara a Cirurgião Dentista voluntário, Igor Barros.
A entidade realiza durante o ano várias outras ações: noite de massas; o brechó solidário, em parceria com outras entidades; feira de artesanatos e a tradicional feira de noivas.
A instituição está aberta para receber visitas e doações. Podem ser doados roupas ou objetos que as pessoas não estejam utilizando mais. Todo o material é aproveitado durante a realização do brechó.
O endereço do Centro Social Madre Teresa de Calcutá é rua Dom Fernando, no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim. O espaço foi cedido pela Comunidade Matriz Nosso Senhor dos Passos.
Centro Social Madre Teresa de Calcutá
O Centro Social Madre Teresa de Calcutá, da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, foi criado em 1999. Desde a fundação o centro atende em média 350 pessoas por mês, e conta uma equipe de voluntários formada por: médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas, advogados, professores, costureiras, artesãs, entre outros.
Madre Teresa de Calcutá integra a Pastoral Social, e tem como objetivo: prestar atendimento, acolher e acompanhar as famílias das comunidades em situação de vulnerabilidade social; promover gestos concretos da Campanha da Fraternidade; incentivar ações de solidariedade; garantir a dignidade de quem se encontra em vulnerabilidade social; motivar o atendimento clinico e psicológico par aumentar a autoestima e combater a exclusão social; e desenvolver e apoiar projetos de trabalho e geração de renda para as famílias em vulnerabilidade social.
O projeto é mantido por meio dos voluntários, que dedicam parte de seu tempo aos que buscam apoio, e pelos recursos financeiros obtidos da venda do bazar, de eventos beneficentes e patrocínios e doações de benefícios.
Fonte: Diocese de Cachoeiro