No período de 09 a 13 de setembro, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizou a Comissão “Patrulha Naval ANP III” na região costeira do Espírito Santo. A iniciativa teve como objetivo fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos que contribuem para o monitoramento e controle do tráfego marítimo nas áreas de exploração e produção de petróleo e gás natural.
Durante a operação, o NPaOc “Apa” fiscalizou 45 embarcações e seis plataformas. Em 11 de setembro, a ação resultou na apreensão de uma embarcação pesqueira que navegava com diversas irregularidades documentais, a aproximadamente 45 milhas náuticas ao sudeste de Vitória (ES), próximo às plataformas da Área Marítima Extremo Sul da Bacia do Espírito Santo.
Na ocasião, o NPaOc “Apa” acompanhou a embarcação até as proximidades da Ilha da Raposa, em Guarapari (ES), onde a Capitânia dos Portos do Espírito Santo realizou a apreensão. A Operação “Patrulha Naval ANP III” reafirma o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança marítima, contribuindo para a manutenção da segurança das riquezas nacionais na Amazônia Azul.