Dados publicados destacam a evolução e os desafios desses setores no Espírito Santo
Na última segunda-feira (23), o Connect Fecomércio-ES divulgou dois importantes panoramas, abordando os setores da Saúde e Comércio Exterior do Espírito Santo. A apresentação, realizada para membros da imprensa e convidados do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, foi liderada pela coordenadora de pesquisa do Connect, Ana Carolina Júlio, que enfatizou a importância dos segmentos para a economia capixaba.
“Com o lançamento dos Panoramas da Saúde e de Comércio Exterior, além de fazer análises sobre comércio, turismo, serviços, mercado de trabalho e consumo, nós, do Observatório do Comércio, passaremos a incluir mais esses dois temas em nossas pesquisas socioeconômicas mensais.
A intenção é ofertar dados valiosos, qualificados e específicos sobre o ES, que auxiliarão na compreensão da economia capixaba, na evolução dos negócios e no crescimento do Estado”, destacou Ana Carolina.
O presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro, deu início ao evento destacando o caráter inovador do levantamento dos dados do setor de Saúde, que analisa informações de 2020 a 2024. Já o Panorama do Comércio Exterior foca nos resultados de janeiro a junho de 2024.
Crescimento dos estabelecimentos de saúde supera média nacional
O Panorama da Saúde revelou que, nos últimos cinco anos, o número de estabelecimentos de saúde no Espírito Santo cresceu 27,5%, ultrapassando a média nacional de 21,3%. Em 2020, o estado contava com 6.953 estabelecimentos de saúde, número que saltou para 8.867 em 2024. A maioria dessas unidades são privadas e não possuem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo apontou ainda que os leitos privados cresceram 50,78%, enquanto os públicos aumentaram 20,45%.
Os dados são fundamentados em informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Ana Carolina destacou que o crescimento dos serviços de saúde foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, que aumentou a demanda por hospitais, ambulatórios e serviços de reabilitação.
Comércio exterior capixaba em expansão
O Panorama do Comércio Exterior revelou que a movimentação de mercadorias no Espírito Santo cresceu 41,2% no primeiro semestre de 2024, com destaque para as importações, que registraram um aumento de 72,2%. Apesar do saldo negativo de US$ 2,31 bilhões na balança comercial capixaba – devido ao volume de importações superior às exportações –, a coordenadora do Connect, Ana Carolina Júlio, ressaltou que o desempenho das exportações não está enfraquecido.
Entre os principais produtos exportados pelo Espírito Santo estão o minério de ferro, produtos semiacabados de ferro e aço, café não torrado e celulose. Por outro lado, o estado importa principalmente automóveis, veículos de transporte de mercadorias, aeronaves e carvão.
A coordenadora explicou que a vantagem competitiva do estado na importação é na alíquota interestadual de ICMS de 4%, uma das menores do país, o que torna o Espírito Santo um ponto estratégico para os empresários.
Parcerias e apoio ao desenvolvimento capixaba
O evento contou com a participação de representantes de diversas entidades parceiras do Connect Fecomércio-ES, como o Instituto Jones dos Santos Neves, a FAESA e a Fapes, que apoiam o projeto em diversas iniciativas inovadoras ao desenvolvimento do estado. A pró-reitora da FAESA, Carla Letícia Alvarenga Leite, destacou a colaboração no desenvolvimento dos eixos Observa, Engaja, Desafia e Acelera, que orientam as ações do Connect Fecomércio-ES.
“O lançamento dos panoramas reafirma o compromisso da Fecomércio-ES em promover a análise e a divulgação de dados estratégicos que impulsionem o crescimento econômico e a inovação no Espírito Santo, colaborando com a tomada de decisões de empresários e gestores públicos”, destacou o presidente Idalberto Moro.