Muito além de uma competição, um evento que reconhece a máxima segurança, a excelência técnica na execução das atividades cotidianas dos eletricistas de distribuição. Esta é a premissa do Rodeio dos Eletricistas da EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, que aconteceu hoje (27), no município de Serra, e teve como campeã a equipe Lobo do Mar, de Cachoeiro de Itapemirim (ES).
A competição, que está em sua 18ª edição, é realizada anualmente para colaboradores da EDP e empresas parceiras que atuam nos atendimentos aos clientes da distribuidora. O Rodeio traz provas relacionadas a operação e manutenção de redes, com a apresentação das técnicas, com vistas à eficiência e segurança.
Ao contrário de um rodeio comum, no qual os equipamentos utilizados são esporas, calças de couro e chapéus, no Rodeio dos Eletricistas são necessários cintos de segurança, capacetes, cinto paraquedista, botas, luvas, óculos de proteção, manga isolante e uniformes anti-chamas, os conhecidos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), utilizados diariamente pelos profissionais durante a execução de suas atividades.
Para definir a equipe vencedora, três critérios são fundamentais na execução das provas: a segurança, a técnica e o tempo gasto para realizar cada tarefa. As atividades são avaliadas por juízes experientes, que determinam as pontuações. As equipes campeãs recebem premiação e o primeiro lugar da competição se classifica para a disputa nacional com as principais distribuidoras do país, que acontece a cada dois anos, no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI).
“Organizar anualmente o Rodeio de Eletricista demonstra o nosso comprometimento com estes profissionais que são essenciais à nossa sociedade, que estão sempre prontos para atender a população com tanta excelência. Essa competição reforça o compromisso da EDP com a segurança, valor inegociável para companhia, ao aplicar rigorosamente as normas técnicas, assim como é realizado no dia a dia das operações,” afirma Edson Barbosa, diretor da EDP no Espírito Santo.
O Rodeio dos Eletricistas 2024 teve a equipe Lobo do Mar, de Cachoeiro de Itapemirim, como a grande vencedora e estará presente no SENDI 2025, representando todos os eletricistas da EDP do Estado. No segundo e terceiro lugar ficaram as equipes Eletromarquez e Vitória, respectivamente.
Provas do rodeio
- Colocação de equipamentos de proteção (EPI´s) com olhos vendados;
- Troca de medidor de energia;
- Energização e desenergização de circuito;
- Escalada em poste circular utilizando degraus portáteis de fibra;
- Substituição de fusíveis.
Sobre a EDP South America – O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.