O deputado estadual Dr. Bruno Resende, presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico do Sul Capixaba, protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 564/2024, que declara como patrimônio cultural imaterial do Estado do Espírito Santo a Fábrica de Pios “Maurílio Coelho”.
A fábrica foi fundada por Maurílio Coelho em 1903, em Cachoeiro de Itapemirim. É a única fábrica na América Latina especializada na fabricação de pios de aves: são instrumentos de sopro que imitam o canto dos pássaros. Os pios contribuem para a preservação da natureza e a observação de pássaros, passando a fazer parte da história e da cultura cachoeirense, observa Dr. Bruno Resende.
“A fábrica só precisa da nossa lei para ser oficialmente considerada como um patrimônio estadual, porque no sentimento do cachoeirense ela já é um patrimônio, sendo motivo de orgulho para todos nós. É uma fábrica que exporta para diversos países, como Estados Unidos, Japão, Dinamarca e Alemanha, e os pios são utilizados com o objetivo único de preservação ambiental, para a observação de pássaros. O nosso projeto tem o objetivo de preservar a cultura e estimular o turismo”, disse Dr. Bruno.
O projeto foi protocolado na Assembleia no dia 17 de outubro.
Origens
Maurílio Coelho, o pioneiro que deu início à fábrica, há mais de 120 anos, aprendeu a confeccionar os pios com os índios Purís, que viviam na região onde hoje é a cidade de Muqui.
Após sua jornada, a sua neta, Uiara, deu continuidade ao trabalho. Em tempos recentes, na década de 2010, o filho dela, Fábio Coelho, passou a comandar a empresa com um irmão. Em 2015, entre o rol de produtos fabricados, havia 37 modelos de pios.