O 1º Encontro Sul Capixaba Bem Viver da Agricultura Familiar, realizado nos dias 26 e 27 de outubro, em Palmeira, interior de Mimoso do Sul (ES), encerrou com um sentimento coletivo de missão cumprida e de expectativas renovadas. Promovido pelo Vicariato Episcopal para Ação Social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o evento reuniu lideranças do sul do Espírito Santo para discutir diretrizes para a agricultura familiar.
Durante dois dias, o encontro serviu como um espaço para o intercâmbio de experiências e o debate acerca da importância da Agricultura familiar e o cuidado com o meio ambiente. Padre Evaldo Praça Ferreira, Vigário para Ação Social e coordenador do evento, destacou a qualidade dos debates realizados no encontro: “Foram dois dias muito intensos. Esse encontro nasceu do apelo que o que Papa Francisco vem fazendo para o cuidado com a ‘casa comum’ e, nada melhor, que deixarmos essas reflexões com quem entende do assunto: os agricultores familiares”, afirmou.
Evaldo também falou sobre o avanço significativo da agricultura familiar, que se concentrou no intercâmbio de experiências que já esboçou um percurso metodológico claro para a construção de uma categoria mais forte, eficiente e atenta às questões ambientais. “Saio daqui com a sensação de que fizemos uma construção extremamente importante. Aqui tratamos o fortalecimento da Agricultura Familiar, mostramos a força do homem do campo, discutimos questões climáticas e experiências positivas daqui (Palmeiras) e de outras comunidades vizinhas (…) Tudo isso, nasce no coração da igreja, para que, possamos incentivar as pessoas à continuarem no campo, produzindo alimentos, sobretudo, alimentos saudáveis ”, afirmou Evaldo, reforçando o compromisso da Igreja em seguir apoiando as redes de ofertantes e os movimentos sociais para a ampliação do acesso da agricultura familiar.
O evento também foi um reconhecimento do papel dos jovens na Agricultura Familiar. Rariane Rodrigues Silva, filha de produtores rurais, destacou a importância da juventude no campo. “Trabalhamos em família. Meus pais têm sua casinha, tenho a minha, minha irmã também mora lá e, neste espaço, trabalhamos em comunhão: Cultivamos café, goiaba, hortaliças e temos projetos de ampliação da nossa horta e diversidade da produção. Já que isto, o campo nos proporciona”, comentou Rariane.
Maria Luiza Louzada, estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), representou essa nova geração de profissionais comprometidos com o campo. “O que me interessou nessa área é o diálogo com a agroecologia, um tema que eu gosto muito. Além disso, envolve o rural, que é algo que também me interessa bastante”, disse Maria Luiza.
Entre os participantes, a presença do bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP foi marcante, trazendo novas perspectivas e energias para o futuro da Agricultura Familiar.
“A agricultura familiar é responsável por levar os alimentos às mesas. Então, incentivamos para que o homem, mulher e família do campo, permaneçam no campo. Para que saibam e usem os incentivos que os governos, municipais, estaduais e federal disponibilizam e, com isso, continuarem produzindo. Neste sentido, este evento não apenas incentiva os produtores rurais, mas promove a valorização da sua categoria”. Dom Luiz presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelos padres Evaldo Praça e Clébson Rodrigues.
A apresentação de encerramento do projeto contou com música ao vivo e uma participação do Boi Malhado. O espetáculo teve por objetivo fomentar a produção cultural, difundir e valorizar o boi bumbá, tardição tão presente na região.
O 1º Encontro Sul Capixaba Bem Viver da Agricultura Familiar contou com a participação ativa de diversas instituições, como a Escola Família Agrícola de Belo Monte, o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Sistema OCB/ES, o CaféSul, CAF, Escola Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim, Sicoob, SITRUA, Selita, MAPS, Cáritas Diocesana, outros movimentos ligados à igreja e representantes de movimentos sociais. Estiveram presentes também, representantes da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul e dos Governos Federal e Estadual.