Levantamento do Connect Fecomércio-ES aponta que os produtos mais desejados pelos consumidores são eletrodomésticos, eletroeletrônicos, vestuário e joias
Com o comércio em um período de crescimento no Espírito Santo, a expectativa de movimentação financeira do varejo para todo o mês de novembro, impulsionada pela Black Friday, é de R$ 7,69 bilhões. A previsão está alinhada com o cenário positivo observado nos últimos meses, devido aos juros estáveis, ao aumento da confiança dos empresários capixabas e das contratações formais do mercado de trabalho, além do crescimento da intenção de consumo das famílias.
As análises e dado são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nas informações da Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo (CNC).
De acordo com a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, o efeito da Black Friday sobre as vendas de novembro tem conferido ao estado uma posição de destaque. No ano passado, enquanto o Brasil apresentou um aumento de 0,1% nas vendas de bens essenciais, o Espírito Santo alcançou crescimento de 13,3% no mesmo segmento.
“Esses números evidenciam a força do mercado estadual, impulsionado por estratégias eficazes e pelo aquecimento da demanda local, posicionando o Espírito Santo como um protagonista no comércio brasileiro. Eles reforçam ainda o potencial da data para alavancar as vendas em diversos setores, especialmente com estratégias que combinam descontos atrativos, promoções segmentadas e a expansão das vendas digitais”, ressaltou Ana Carolina Júlio.
No Espírito Santo, o interesse pela Black Friday tem sido evidente, conforme revelado pelos dados das últimas semanas geradas pelo Google Trends, ferramenta que fornece insights sobre as tendências de busca na internet e reflete curiosidade e engajamento em relação a ofertas, descontos e promoções.
Os segmentos que despertaram maior atenção foram eletrodomésticos, eletroeletrônicos, vestuário e joias. Entre os produtos, o ar-condicionado e o videogame foram destacados como itens mais pesquisados. Outro destaque se deu para tênis, no segmento de vestuário. Ao analisar as tendências de pesquisa no Google Trends durante o período da Black Friday, o Connect Fecomércio-ES destacou também o aumento significativo na busca por empresas específicas e por marketplaces.
“Essa movimentação evidencia o interesse dos consumidores em marcas já consolidadas e na conveniência oferecida pelas grandes plataformas de e-commerce, que reúnem uma ampla variedade de produtos e promoções em um único espaço. Essa dinâmica reflete o papel estratégico das campanhas digitais e da presença on-line para atrair e engajar o público ao longo de todo o mês de novembro. A data tem tudo para alavancar as vendas do último trimestre do ano, já que muitos consumidores esperam esse tipo de oportunidade para negociar maiores descontos e condições de pagamento”, explicou a coordenadora.
Brasil
De acordo com o levantamento da CNC, para a Black Friday 2024, apenas no dia 29 de novembro, a estimativa é que o comércio brasileiro movimente R$ 5,22 bilhões. Isso representará uma alta de 0,4% no faturamento em relação ao ano passado.
As categorias de produtos mais impactadas são as de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,23 bilhão), utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,18 bilhão), vestuário, calçados e acessórios (R$ 1 bilhão), hiper e supermercados (R$ 960 milhões) e outros segmentos (R$ 860 milhões).