As obras de macrodrenagem em Cachoeiro de Itapemirim, previstas para ficarem prontas até dezembro de 2024, têm um novo prazo para serem concluídas. O Executivo Municipal fez um Termo Aditivo no contrato com a empresa responsável pelos trabalhos concedendo mais 120 dias para a finalização do serviço.
De acordo com o prefeito Victor Coelho, o aditivo visa dar segurança jurídica à construtora que toca os serviços, uma vez que o atual contrato expira em 31 de dezembro. Ainda segundo o prefeito, o aditamento não significa necessariamente que as obras só irão terminar em abril. “Vai depender das intempéries, pois estamos entrando num período que costuma ser muito chuvoso”, disse.
![](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2024/12/0b56dc4f-0814-45fe-84ff-838d3368c893.jpg)
Com o aditamento, a nova data limite para o término desta primeira etapa da macrodrenagem será em 30 de abril de 2025. Iniciada em janeiro de 2023, esta fase da obra tem aporte financeiro do Governo do Estado na ordem de R$ 60 milhões, mais as contrapartidas da Prefeitura. O objetivo é de acabar com os constantes alagamentos em pontos críticos da cidade, especialmente no bairro Nova Brasília, onde o comércio e as residências são inundados a cada chuva mais forte que cai sobre a região.
O pedido de recursos e apoio técnico para a segunda etapa da macrodrenagem já foi protocolado pela atual gestão municipal na Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Desta vez, para incluir os bairros São Francisco de Assis, KM 90 e Santo Antônio, entre outros, como beneficiários do serviço.
Ficará a cargo do próximo prefeito as tratativas com o Governo do Estado para que estes novos investimentos sejam disponibilizados e boa parte da área urbana de Cachoeiro fique, finalmente, livre dos alagamentos. Em recentes entrevistas à imprensa local, tanto o prefeito eleito Theodorico Ferraço quanto o governador Renato Casagrande já sinalizaram a intenção de concluir por completo a macrodrenagem em Cachoeiro.
Ferraço está preocupado
![](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Obra-f.jpg)
Recentemente, o prefeito eleito Theodorico Ferraço visitou as obras na Linha Vermelha, no Guandu, e demonstrou grande preocupação com possíveis alagamentos no bairro em função do atraso na interligação da drenagem, ocasionada por afloramentos rochosos (pedras) no curso das novas galerias pluviais.
“A situação é preocupante, especialmente com a chegada da temporada de chuvas. Precisamos garantir que as obras avancem sem mais atrasos para evitar transtornos à população. A interligação das redes de drenagem, principalmente na área do Guandu, é uma prioridade, e estou acompanhando de perto o andamento das obras para que não haja surpresas negativas”, afirmou Ferraço, na ocasião.
A boa notícia, nas palavras do prefeito Victor Coelho, é que nas últimas tempestades que caíram sobre Cachoeiro, em final de novembro e início de dezembro, mesmo sem as interligações concluídas, não houve maiores transtornos tanto no Nova Brasília quanto no Guandu.