Vencedor na Categoria Dignidade Humana, hospital se destaca entre os filantrópicos capixabas
Com o título, ApaixonHECI, o Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI) foi reconhecido com o Prêmio Luiz Nivaldo da Silva de Boas Práticas na categoria ‘Dignidade Humana’, graças ao projeto de inclusão social desenvolvido em parceria com a APAE Cachoeiro, cuja iniciativa tem o propósito da inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho. Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital é premiado. Em 2023, o projeto Tele Enfermagem Pré Operatória, apresentado pela equipe de enfermagem, também na categoria Dignidade Humana.
“O ApaixonHECI surgiu de uma provocação do Ministério Público do Trabalho. A partir disso, realizamos as primeiras reuniões para entender as demandas e necessidades da APAE, foi assim que nossa história começou,” recorda Cristiane Dias, coordenadora de Recursos Humanos do HECI. O hospital selecionou os jovens aprendizes que atuam em diversos setores por três dias da semana, além de irem à escola regularmente. Cada um dos participantes trouxe ao hospital uma nova perspectiva, demonstrando que o potencial humano não tem limites.
Entre os jovens aprendizes que integram o projeto, está Kênia da Silva Cunha, que atua no setor de Nutrição. “Eu já conhecia o Hospital Evangélico de Cachoeiro. Estou aprendendo as coisas aos poucos e estou muito feliz com o meu trabalho,” frisa.
O impacto positivo do projeto não se limita aos participantes. Para Joedi Silva da Cunha, irmão de Kênia, a iniciativa tem transformado vidas. “O Hospital Evangélico de Cachoeiro não tem apenas a função de salvar vidas. Ele tem transformado vidas com esse projeto de inclusão social,” avalia.
Cláudio Ferrari, um dos jovens, faz um relato inspirador. Ele compartilhou que a sua contratação pelo hospital, o tornou uma inspiração para outros colegas da escola. Sua mãe, Polichênia Teodoro disse que o filho tem desenvolvido ao longo do tempo, habilidades como autonomia e comunicação de maneira exemplar. Claudio hoje atua no setor de arquivo da unidade de Quimioterapia, onde mantém uma rotina de tarefas de maneira impecável. Ao longo o tempo, Claudio vem szinho para o trabalho e mostra satisfação em dizer que trabalha no hospital, cuida do valor que recebe mensalmente e não esconde a gratidão que tem pela mãe por todo cuidado e amor dispensado a ele.
O projeto ApaexonHECI é um exemplo de como iniciativas de inclusão além de transformar vidas, também inspira mudanças em toda a comunidade, promovendo dignidade, igualdade e oportunidades para todos.
Saiba mais!
Fundado em 1958 por um grupo de membros de Igrejas Evangélicas, o hospital surgiu com o nobre propósito de ampliar os serviços de saúde na região, que na época carecia de melhorias significativas. Após um longo período de preparação, o hospital iniciou efetivamente suas operações em 1986, tornando o hospital referência na saúde do capixaba. O Hospital Evangélico de Cachoeiro é credenciado pelo SUS, sendo referência em Oncologia/ Hematologia Oncológica, Cardiologia Clínica e Cirúrgica, Pediátrica e Adulta, Neurocirurgia e Atendimento de AVC. Neste ano, o HECI completou 66 anos de história.