O deputado Dr. Bruno Resende (União), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, esteve em Linhares, nesta quinta-feira (16), para visitar o Hospital Rio Doce, juntamente com o gerente de projetos do Ministério da Saúde, Thiago Rodrigues Santos. Uma parceria com o Ministério possibilitou a implantação no hospital do serviço de radioterapia, que deverá ser inaugurado nos próximos meses.
Dr. Bruno explicou que essa parceria faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, o chamado PERSUS, que ele acompanha há anos em sua atividade médica e também como deputado estadual. O Ministério já entregou 67 obras em todo o país, e nos próximos meses o serviço será inaugurado em Linhares.
Dr. Bruno explicou a importância do investimento:
“O serviço de radioterapia vai conferir mais dignidade à população, porque vai permitir que o Hospital Rio Doce tenha um serviço completo no tratamento de câncer. Ele já conta com quimioterapia, e agora ele será associado ao tratamento de radioterapia. Estou muito feliz com essa realização. Hoje, os serviços oncológicos são centralizados na Grande Vitória. Isso faz com que os pacientes de regiões mais distantes tenham um desgaste maior no deslocamento, mas muito em breve eles poderão ser realizados aqui, na região Norte e Noroeste do Estado”, disse Dr. Bruno.
“O PERSUS vai inaugurar dois aceleradores na região, que são os equipamentos utilizados na radioterapia. Um será aqui em Linhares e outro, em Colatina, praticamente ao mesmo tempo”, disse o deputado, que nesta semana também esteve em Colatina, para uma visita ao Hospital Maternidade São José.
Ministério da Saúde
O gerente de projetos do Ministério da Saúde explicou que os locais são escolhidos para o investimento de acordo com os vazios assistenciais: “O propósito maior desse projeto é trazer o tratamento de radioterapia para mais próximo dos pacientes”, disse Thiago Rodrigues Santos. O investimento é na faixa de R$ 15 milhões.
Dr. Bruno Resende também esteve com o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa. Eles eram colegas na Assembleia Legislativa. O deputado colocou o mandato à disposição da prefeitura, para melhorar a saúde do município.