A Prefeitura Municipal de Marataízes, por meio da Vigilância Ambiental, atendeu a uma denúncia protocolada sobre a presença de insetos nas residências ao redor da Lagoa do Meio. A equipe, coordenada por Maria de Fátima Brandão, com a colaboração de Grasieli Fidélix (Bióloga e Técnica em Saúde com ênfase em Endemias), Douglas Reis (Supervisor de Campo) e o Agente de Endemias Levi Brandão, realizou uma busca detalhada na área para identificar e monitorar a situação.
Os insetos encontrados são conhecidos como Efemerópteros (Ephemeroptera), popularmente chamados de efêmeras, borboleta-de-Piracema, sarará, besouro-de-maio ou siriruiá.
Estes insetos são típicos de ambientes aquáticos, como lagos e rios, e conhecidos por sua breve vida adulta. Seu ciclo inclui grandes enxames de acasalamento, após o qual morrem em menos de 24 horas. Aumento da temperatura favorece o desenvolvimento de novas espécies. Importante destacar que as efêmeras se alimentam apenas na fase larval, consumindo nitritos e algas marinhas, e, por isso, não causam danos à saúde humana.
Apesar de não representarem risco à saúde da população, estes insetos podem causar certo incômodo durante o período de acasalamento. A Vigilância Ambiental recomenda que os moradores das áreas afetadas adotem medidas preventivas, como instalar telas nas janelas e manter portas fechadas durante o entardecer e o amanhecer, períodos de maior atividade dos insetos.
Além disso, a equipe da Vigilância Ambiental informou que está realizando um monitoramento contínuo na área e aplicando inseticidas com cuidados ambientais, a fim de mitigar os impactos do fenômeno.